Preços do petróleo ficam estáveis na semana com alta de estoques dos EUA

Publicado em 24/02/2023 18:25

Por Laila Kearney

NOVA YORK (Reuters) - O petróleo subiu após negociações voláteis nesta sexta-feira e ficou estável na semana, com os preços apoiados pela perspectiva de menores exportações russas, mas pressionados pelo aumento dos estoques nos Estados Unidos e pelas preocupações com a atividade econômica global.

O petróleo Brent fechou a 83,16 dólares o barril, alta de 0,95 dólar, ou 1,2%. O petróleo nos EUA (WTI) fechou a 76,32 dólares o barril, avanço de 0,93 dólar, ou 1,2%. Anteriormente, ambos caíram mais de 1 dólar o barril.

Os contratos de referência ficaram pouco alterados na semana.

Na data de um ano da invasão da Ucrânia pela Rússia, o petróleo Brent ficou cerca de 15% mais baixo do que um ano antes. Ele atingiu uma máxima de 14 anos de quase 128 dólares o barril em 8 de março de 2022.

Ambos os índices de referência subiram cerca de 2% na sessão anterior devido aos planos da Rússia de reduzir as exportações de petróleo de seus portos ocidentais em até 25% em março, o que excedeu os cortes de produção anunciados de 500.000 barris por dia.

Mas o mercado parecia bem abastecido com os estoques dos EUA em seu nível mais alto desde maio de 2021, de acordo com dados da Administração de Informação de Energia (AIE) dos EUA. [EIA/S]

Um indicador de oferta futura, as plataformas de petróleo dos EUA caíram em sete unidades para 600 nesta semana, enquanto a contagem total ainda aumentou em 103 unidades, ou 15,8%, em relação ao mesmo período do ano passado, disse a empresa de serviços de energia Baker Hughes Co..

(Reportagem adicional de Ron Bousso, Andrew Hayley e Jeslyn Lerh)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo cai conforme investidores ignoram saída de Biden e focam em fundamentos fracos
Petróleo fecha estável com sinais mistos sobre a demanda por petróleo
PPSA habilita 10 empresas para leilão de petróleo da União
Opep+ não deve alterar política de produção de petróleo em reunião em 1º de agosto, dizem fontes
Petróleo sobe 2% com grande queda de estoques nos EUA e dólar mais fraco
Preço do diesel comum volta a ultrapassar a média de R$ 6 na primeira quinzena de julho, aponta Edenred Ticket Log