Preço do petróleo sobe 3% com perspectiva econômica global, apesar de estoques altos nos EUA

Publicado em 11/01/2023 18:33

Por Scott DiSavino

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo subiram 3% nesta quarta-feira, para o maior nível em uma semana, diante de perspectivas de melhora econômica global e preocupações com o impacto das sanções sobre a produção de petróleo da Rússia.

O avanço ocorreu apesar de um aumento inesperado nos estoques de petróleo dos Estados Unidos.

Os futuros do Brent subiram 2,57 dólares, ou 3,2%, para 82,67 dólares o barril, enquanto o petróleo nos EUA (WTI) subiu 2,29 dólares, ou 3,1%, para 77,41 dólares.

Ambos os índices de referência atingiram seu nível mais alto desde 30 de dezembro, com o WTI subindo pelo quinto dia consecutivo pela primeira vez desde outubro e o Brent subindo pelo terceiro dia consecutivo pela primeira vez desde dezembro.

As ações globais subiram com a esperança de que os números da inflação e dos lucros dos EUA, divulgados na quinta-feira, indiquem uma economia resiliente e resultem em um ritmo mais lento de aumento das taxas de juros.

Se a inflação ficar abaixo das expectativas, isso derrubaria o dólar, disseram analistas, o que poderia aumentar a demanda por petróleo porque torna o petróleo mais barato para os compradores que possuem outras moedas.

(Reportagem adicional de Noah Browning em Londres, Sonali Paul em Melbourne, Trixie Yap em Cingapura e Laila Kearney em Nova York)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo fecha estável com sinais mistos sobre a demanda por petróleo
PPSA habilita 10 empresas para leilão de petróleo da União
Opep+ não deve alterar política de produção de petróleo em reunião em 1º de agosto, dizem fontes
Petróleo sobe 2% com grande queda de estoques nos EUA e dólar mais fraco
Preço do diesel comum volta a ultrapassar a média de R$ 6 na primeira quinzena de julho, aponta Edenred Ticket Log
Petróleo cai mais de 1% com temores relacionados à demanda chinesa