Preço do petróleo cai mais de US$ 2/barril, perseguido por temores de recessão

Publicado em 16/12/2022 18:40

Por Shariq Khan

NOVA YORK (Reuters) - O petróleo caiu mais de 2 dólares por barril nesta sexta-feira, arrastado por amplas perdas nas ações globais devido a temores de uma recessão iminente, depois que os bancos centrais da Europa e da América do Norte sinalizaram que continuarão a combater a inflação agressivamente.

O petróleo Brent fechou em 79,04 por barril, queda de 2,17 dólares ou 2,4%, enquanto os futuros do petróleo dos EUA (WTI) caiu 1,82 dólar, ou 2,4%, para 74,29 dólares por barril.

O Federal Reserve dos EUA indicou que aumentará ainda mais as taxas de juros no próximo ano, mesmo com a economia caminhando para uma possível recessão. Na quinta-feira, o Banco da Inglaterra e o Banco Central Europeu também elevaram suas taxas de juros para combater a inflação.

"A conversa em torno da fogueira de repente se tornou toda sobre a destruição da demanda diante de uma recessão", disse Robert Yawger, diretor de futuros de energia da Mizuho.

"A situação econômica é menos do que estelar. Não hoje, mas estamos indo na direção de testar o WTI de 70 dólares por barril novamente, e as coisas podem ficar muito feias a partir daí."

Ambos os benchmarks terminaram a semana em alta, auxiliados por ralis nos primeiros três dias. Os contratos futuros do Brent registraram seus maiores ganhos semanais desde o início de outubro, mas esses ganhos seguem a pior queda semanal desde agosto para o índice de referência do petróleo.

(Reportagem adicional de Noah Browning, Alex Lawler e Muyu Xu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo sobe 2% com avanço da guerra entre Rússia e Ucrânia
Petrobras propõe investimentos de US$111 bi em plano 2025-29, com alta de 9%
Preços do petróleo sobem com paralisação do campo Sverdrup e escalada da guerra na Ucrânia
Etanol e gasolina sobem, enquanto diesel mostra queda, aponta levantamento Veloe
Opep corta novamente previsões de crescimento da demanda de petróleo para 2024 e 2025
Petróleo cai em meio à decepção com estímulo chinês
undefined