Preços do petróleo caem quase 2% com temores de recessão econômica

Publicado em 10/10/2022 17:48

Por Laila Kearney

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo caíram quase 2% nesta segunda-feira, após cinco sessões consecutivas de ganhos, com os investidores preocupados que nuvens de tempestade econômicas pudessem prenunciar uma recessão global e corroer a demanda por combustível.

Os futuros de petróleo Brent fecharam a 96,19 dólares por barril, queda de 1,73 dólar, ou 1,8%. O petróleo nos EUA (WTI) fechou a 91,13 dólares por barril, recuo de 1,51 dólar ou 1,6%. Ambas as referências de mercado subiram na semana anterior em grande parte devido às expectativas de aperto da oferta global.

Os preços do petróleo caíram em meio a comentários de autoridades do Federal Reserve dos EUA sobre o aumento das taxas de juros e seu efeito na economia.

Os preços também sofreram com o fortalecimento do dólar norte-americano, que subiu pela quarta sessão. Um dólar mais forte torna o petróleo mais caro para compradores não americanos. [USD/]

A perspectiva de aperto nas ofertas de petróleo da Opep+ limitou as quedas nos preços. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, incluindo a Rússia, conhecidos como Opep+, decidiram na semana passada reduzir sua meta de produção em 2 milhões de barris por dia. Mas os sinais de que o líder de fato do grupo, a Arábia Saudita, continuará a atender os clientes asiáticos em níveis completos reduziram as expectativas do impacto dos cortes.

(Reportagem de Laila Kearney; com reportagem adicional de Noah Browning, Florence Tan e Emily Chow)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo cai conforme investidores ignoram saída de Biden e focam em fundamentos fracos
Petróleo fecha estável com sinais mistos sobre a demanda por petróleo
PPSA habilita 10 empresas para leilão de petróleo da União
Opep+ não deve alterar política de produção de petróleo em reunião em 1º de agosto, dizem fontes
Petróleo sobe 2% com grande queda de estoques nos EUA e dólar mais fraco
Preço do diesel comum volta a ultrapassar a média de R$ 6 na primeira quinzena de julho, aponta Edenred Ticket Log