Preço do petróleo salta quase 4% com possível restrição da oferta pela Opep+

Publicado em 24/08/2022 08:01

O petróleo subiu quase 4% nesta terça-feira à medida que a oferta apertada voltava ao foco como resultado de indicações da Arábia Saudita sobre cortes de produção pela Opep+ para apoiar os preços, além da perspectiva de queda nos estoques do produto dos EUA.

O ministro da Energia saudita disse que a Opep+ tem os meios para lidar com desafios que incluem corte de produção, segundo a agência estatal de notícias SPA informou na segunda-feira, citando comentários que Abdulaziz bin Salman fez em entrevista à Bloomberg.

O Brent de referência global fechou em alta de 3,9%, ou 3,74 dólares, para 100,22 dólares o barril. O petróleo bruto WTI, dos Estados Unidos, subiu 3,7%, ou 3,38 dólares, para 93,47 dólares.

O Brent registrou o maior preço desde 2 de agosto e o WTI, desde 11 de agosto.

"Se cortar a produção da Opep ou da Opep+ após setembro é justificado, isso é discutível", disse Tamas Varga, da corretora de petróleo PVM. Apesar da recente fraqueza induzida pela inflação, o mercado de petróleo parecia ter encontrado um piso ultimamente".

A perspectiva de retomar a oferta de petróleo iraniano e os temores de recessão, juntamente com consecutivas construções semanais no centro de armazenamento de petróleo dos EUA, diminuindo a demanda por gasolina e aproximando-se da temporada de manutenção das refinarias, empurrou os preços para baixo nas últimas semanas e deu o tom para a Opep+, disse Bob Yawger, diretor de futuros de energia da Mizuho.

"Essa é a situação que está deixando o ministro do petróleo saudita um pouco fora de si", disse Yawger. "Ele estava enfatizando o fato de que a dinâmica estava um pouco fora de sintonia com a realidade."

O petróleo disparou em 2022, chegando perto de um recorde de 147 dólares, em março, após a invasão da Ucrânia pela Rússia ter exarcebado preocupações com abastecimento.

Preocupação com uma recessão global, crescente desde então, a inflação e a demanda mais fraca pesaram sobre os preços.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo cai conforme investidores ignoram saída de Biden e focam em fundamentos fracos
Petróleo fecha estável com sinais mistos sobre a demanda por petróleo
PPSA habilita 10 empresas para leilão de petróleo da União
Opep+ não deve alterar política de produção de petróleo em reunião em 1º de agosto, dizem fontes
Petróleo sobe 2% com grande queda de estoques nos EUA e dólar mais fraco
Preço do diesel comum volta a ultrapassar a média de R$ 6 na primeira quinzena de julho, aponta Edenred Ticket Log