Petróleo cai US$ 3 com estoques de gasolina nos EUA, aumentos de taxas e retomada da oferta

Publicado em 21/07/2022 17:48

Por Laila Kearney

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo caíram mais de 3 dólares o barril nesta quinta-feira devido aos maiores estoques de gasolina nos EUA e depois que um aumento da taxa do Banco Central Europeu (BCE) alimentou as preocupações sobre demanda, enquanto o retorno do fornecimento de petróleo da Líbia e a retomada dos fluxos de gás da Rússia para a Europa aliviaram as restrições de oferta.

Os futuros do petróleo Brent fecharam em 103,86 dólares o barril, queda de 3,06 dólares, ou 2,9%. O petróleo bruto WTI, dos EUA, fechou em 96,35 dólares por barril, recuo de 3,53 dólares, ou 3,5%.

Ambas as referências caíram mais de 5 dólares no início da sessão.

Os futuros de gasolina dos EUA fecharam em 3,15 dólares, perdendo 13 centavos, ou 3,8%, após um salto de 3,5 milhões de barris da commodity em estoques na semana passada, mostraram dados do governo dos EUA na quarta-feira, superando em muito as previsões de analistas.

"Se você não precisa de gasolina, então você não precisa do petróleo bruto para fazer a gasolina, e essa é a matemática que está matando o petróleo bruto agora", disse Robert Yawger, diretor executivo de futuros de energia da Mizuho.

Os volumes de negociação de futuros de petróleo também têm sido escassos e os preços voláteis, já que os traders tentam conciliar a demanda de energia mais fraca com uma oferta mais apertada resultante da perda de barris russos após a invasão da Ucrânia pelo país.

Os fluxos através do gasoduto de gás natural Nord Stream 1 da Rússia, que corre sob o Mar Báltico até a Alemanha, foram parcialmente retomados depois de serem fechados para manutenção em 11 de julho. O gasoduto já operava com volumes reduzidos após uma disputa desencadeada pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

(Com reportagem adicional de Shadia Nasralla e Rowen Edwards em Londres e Florence Tan em Cingapura)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo fecha estável enquanto mercados avaliam expectativas de corte da taxa do Fed
Após três meses de estabilidade, gasolina apresenta alta influenciada pelo aumento do dólar, aponta Edenred Ticket Log
Exportações de petróleo da Arábia Saudita atingem alta de quatro meses em outubro
Petróleo cai 1% para mínima de uma semana com dados econômicos fracos da China e da Alemanha
Australiana Karoon Energy reduz perspectiva de produção de petróleo em projeto no Brasil
Petróleo cai com gastos chineses fracos e antes de decisão do Fed sobre taxa de juros dos EUA
undefined