Petroleiros acionistas da Petrobras protocolam denúncia na CVM contra nomeação de Caio Paes de Andrade

Publicado em 27/06/2022 11:55

SÃO PAULO (Reuters) - A Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários (Anapetro) protocolou, na manhã desta segunda-feira, uma denúncia na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) contra a nomeação de Caio Mário Paes de Andrade como presidente da Petrobras.

Na representação, a associação aponta para "eventuais atos lesivos ao patrimônio da empresa e aos interesses de seus acionistas".

A Anapetro afirmam que Andrade não atende aos requisitos legais para assumir o cargo, e que as disputas sobre a política de preços a ser adotada pela empresa podem colocar em conflito o acionista majoritário (a União) e os minoritários.

Além da instauração de processo administrativo, a Anapetro pede que a CVM adote medidas cautelares para interromper o processo de nomeação do novo CEO, que nesta segunda-feira será analisada pelo Conselho de Administração.

A associação já havia se posicionado contrária ao novo CEO antes de ele ser aprovado pelo Comitê de Elegibilidade (Celeg) da estatal, na sexta-feira.

Ele disse ao Celeg que não recebeu orientações do governo em relação à mudança da política de preços da estatal, mostrou documento da empresa divulgado no sábado.

No dia 20 de junho, a CVM já havia aberto uma apuração envolvendo a troca de comando da Petrobras. A comissão instaurou um processo para verificar notícias que anteciparam a renúncia do então presidente José Mauro Coelho.

(Por Rafaella Barros)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo cai conforme investidores ignoram saída de Biden e focam em fundamentos fracos
Petróleo fecha estável com sinais mistos sobre a demanda por petróleo
PPSA habilita 10 empresas para leilão de petróleo da União
Opep+ não deve alterar política de produção de petróleo em reunião em 1º de agosto, dizem fontes
Petróleo sobe 2% com grande queda de estoques nos EUA e dólar mais fraco
Preço do diesel comum volta a ultrapassar a média de R$ 6 na primeira quinzena de julho, aponta Edenred Ticket Log