Terminal de petróleo no Mar Negro deve retomar parte da exportação após reparos
NUR-SULTAN (Reuters) - As exportações de petróleo do terminal CPC na costa russa do Mar Negro devem ser retomadas na sexta-feira, com operações em um dos três pontos de atracação danificados pela tempestade, disse o ministro da Energia do Cazaquistão, Bolat Akchulakov.
O oleoduto do CPC responde por cerca de 80% das exportações de petróleo do Cazaquistão, e a medida evitará que os gigantes campos petrolíferos do país da Ásia Central operados por grandes empresas globais de energia tenham que cortar a produção de petróleo, disse o ministro em um briefing.
A reparação dos outros dois pontos de atracação é esperada dentro de três semanas, disse Akchulakov, acrescentando que o terminal perto do porto de Novorossiysk normalmente usa apenas dois pontos, que são suficientes para lidar com seu volume normal.
O oleoduto, parcialmente de propriedade das gigantes petrolíferas americanas Chevron e ExxonMobil, interrompeu todos os embarques nesta semana depois que uma tempestade danificou os pontos de atracação.
(Por Tamara Vaal)