Opep+ não discute pausar aumentos graduais na produção de petróleo, dizem fontes
Por Olesya Astakhova e Ahmad Ghaddar
LONDRES/MOSCOU (Reuters) - A Opep+ não está discutindo atualmente uma pausa nos aumentos da produção de petróleo, apesar da liberação de estoques pelos Estados Unidos e outros países, três fontes da Opep+ disseram à Reuters.
Os Estados Unidos e várias outras nações concordaram em liberar estoques depois de não conseguirem convencer a Opep a bombear mais petróleo, já que os preços da gasolina nos EUA avançaram, aumentando as pressões sobre o presidente Joe Biden em meio à alta inflação e baixos índices de aprovação.
A Opep argumentou que o mundo em breve enfrentará um novo excesso, apesar de os preços do petróleo subirem em direção ao seu pico desde 2014, acima de 85 dólares por barril.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados, incluindo a Rússia, grupo conhecido como Opep+, reúnem-se na próxima semana para discutir a demanda de petróleo e a dinâmica de oferta.
O grupo vem adicionando 400 mil barris por dia ao seu fornecimento todos os meses para atenuar cortes recordes de produção desde o ano passado.
Alguns analistas de mercado sugeriram que a Opep poderia fazer uma pausa com aumentos de produção após a liberação de estoques por grandes consumidores.
(Texto de Dmitry Zhdannikov)
0 comentário
Petróleo sobe 1% para máxima de 2 semanas com intensificação da guerra na Ucrânia
Petrobras manterá foco em petróleo em 2050, mas com maior fatia em renováveis, diz CEO
Petróleo sobe 2% com avanço da guerra entre Rússia e Ucrânia
Petrobras propõe investimentos de US$111 bi em plano 2025-29, com alta de 9%
Preços do petróleo sobem com paralisação do campo Sverdrup e escalada da guerra na Ucrânia
Etanol e gasolina sobem, enquanto diesel mostra queda, aponta levantamento Veloe