Preços do petróleo fecham perto de US$75; queda de estoques reduz preocupações com vírus
Por Laura Sanicola
NOVA YORK (Reuters) - O petróleo fechou próximo dos 75 dólares o barril nesta quarta-feria, após informações mostrarem que os estoques de petróleo caíram mais bruscamente do que os analistas previram, trazendo o foco do mercado de volta as ofertas apertadas ao invés do aumento de casos de Covid-19.
Os estoques do petróleo recuaram 4,1 milhões de barris na semana encerrada em 23 de julho, afirmou a Administração de Informação de Energia (AIE) dos Estados Unidos. Os estoques de gasolina e derivados também caíram. [EIA/S]
"Uma recuperação na demanda implícita por gasolina e derivados, assim como menores operações nas refinarias, encorajou a redução de estoques para ambos", afirmou Matt Smith, diretor de pesquisa de commodities da ClipperData.
Brent fechou em alta de 0,26 dólar, ou 0,4%, em 74,74 dólares o barril, após marcar na terça-feira a primeira queda em seis dias. O petróleo dos EUA (WTI) fechou em alta de 0,74 dólar, ou 1%, em 72,39 dólares.
O petróleo avançou 45% este ano, auxiliado pela recuperação da demanda e redução de oferta pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, a Opep+.
A Opep+ concordou em aumentar a oferta em 400 mil barris por dia a partir de agosto, diminuindo mais o corte de oferta do ano passado, porém isso é visto como muito pouco por alguns analistas, devido à recuperação na demanda esperada este ano. [OPEC/M]
(Por Laura Sanicola)