Preços do petróleo caem bruscamente após Opep cancelar reunião

Publicado em 06/07/2021 17:50

Por Laura Sanicola

(Reuters) - Os preços do petróleo fecharam em queda após uma sessão volátil nesta terça-feira, depois que os produtores da Opep cancelaram a reunião pois não conseguiram chegar a um acordo para aumentar oferta.

O petróleo Brent fechou em queda de 2,63 dólares, ou 3,4%, para 74,53 dólares por barril, após atingir o pico da sessão a 77,84 dólares, a máxima desde outubro de 2018.

Os contratos futuros do petróleo nos EUA (WTI) fecharam em queda de 1,79 dólar, ou 2,4%, a 73,37 dólares, após atingir 76,98 dólares, a máxima desde novembro 2014.

Na segunda-feira, os ministros da Opep+, que inclui a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Rússia e outros produtores, abandonaram conversas após não conseguirem fechar discórdias nas negociações entre a Arábia Saudita, maior produtor da Opep, e os Emirados Árabes Unidos.

Inicialmente, o petróleo obteve fortes altas nos fins das negociações, porém os preços recuaram, pois os traders se concentraram na possibilidade de alguns produtores abrirem as torneiras e começarem a exportar mais barris.

"O mercado está preocupado que os Emirados Árabes Unidos entrem e adicionem barris unilateralmente e outras pessoas na Opep façam o mesmo", disse Bob Yawger, diretor de futuros de energia da Mizuho.

Algumas fontes da Opep+ disseram que ainda acreditam que o grupo retomará as discussões neste mês e concordará em bombear mais a partir de agosto, embora outros tenham dito que as restrições atuais podem permanecer valendo.

(Reportagem Adicional de Ahmad Ghaddar em Londres e Yuka Obayashi em Tóquio)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo cai conforme investidores ignoram saída de Biden e focam em fundamentos fracos
Petróleo fecha estável com sinais mistos sobre a demanda por petróleo
PPSA habilita 10 empresas para leilão de petróleo da União
Opep+ não deve alterar política de produção de petróleo em reunião em 1º de agosto, dizem fontes
Petróleo sobe 2% com grande queda de estoques nos EUA e dólar mais fraco
Preço do diesel comum volta a ultrapassar a média de R$ 6 na primeira quinzena de julho, aponta Edenred Ticket Log