Mercado global de petróleo tem déficit de 1 mi bpd, diz Novak, da Rússia

Publicado em 26/05/2021 09:55 e atualizado em 26/05/2021 10:33

Por Olesya Astakhova

TORZHOK, Rússia (Reuters) - O mercado global de petróleo está no momento com um déficit de cerca de 1 milhão de barris por dia (bpd), disse nesta quarta-feira o vice-primeiro ministro da Rússia, Alexander Novak, dias antes de um esperado encontro dos principais negociadores da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

A Opep e seus aliados, incluindo a Rússia, que juntos formam o grupo conhecido como Opep+, têm planos de elevar em 2,1 milhões de bpd sua produção de petróleo até julho, reduzindo seus cortes de oferta para 5,8 milhões de bpd. A próxima reunião está agendada para 1° de junho.

Qualquer aumento na produção do Irã, caso negociações indiretas entre os governos do país e dos Estados Unidos levem à retirada de sanções, poderia potencialmente acrescentar de 1 milhão a 2 milhões de bpd ao aumento gradual de produção da Opep, segundo estimativas de analistas.

"Nós temos sempre tivemos no radar um retorno dos barris do Irã", disse Novak a jornalistas nesta quarta-feira. "Nós precisamos considerar isso... nós vamos calcular conjuntamente o equilíbrio (entre oferta e demanda)."

O porta-voz do governo iraniano, Ali Rabiei, disse estar otimista sobre um acordo em breve, embora o principal negociador do Irã tenha sido antes que ainda há questões importantes a serem resolvidas.

Os preços do petróleo operavam quase estáveis nesta quarta-feira, pouco acima dos 68 dólares por barril, depois de terem caído abaixo de 65 dólares na semana passada devido à possibilidade de retorno do Irã ao mercado.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petrobras manterá foco em petróleo em 2050, mas com maior fatia em renováveis, diz CEO
Petróleo sobe 2% com avanço da guerra entre Rússia e Ucrânia
Petrobras propõe investimentos de US$111 bi em plano 2025-29, com alta de 9%
Preços do petróleo sobem com paralisação do campo Sverdrup e escalada da guerra na Ucrânia
Etanol e gasolina sobem, enquanto diesel mostra queda, aponta levantamento Veloe
Opep corta novamente previsões de crescimento da demanda de petróleo para 2024 e 2025
undefined