Preços do petróleo recuam pelo 4° dia por preocupação com Europa e relatório da IEA

Publicado em 17/03/2021 08:54

O petróleo recuava pelo quarto dia seguido nesta quarta-feira, em meio a preocupações com uma demanda mais fraca na Europa, que pesou mais que dados mostrando uma queda inesperada nos estoques nos Estados Unidos na semana passada.

Diversos países europeus suspenderam o uso da vacina para Covid-19 da AstraZeneca devido a preocupações com possíveis efeitos colaterais. A Alemanha está vendo um aumento nos casos de coronavírus, enquanto a Itália impôs um "lockdown" nacional na Páscoa.

O petróleo Brent recuava 0,73 dólar, ou 1,07%, a 67,66 dólares por barril, às 8:50 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos caía 0,59 dólar, ou 0,91%, a 64,21 dólares por barril.

"A suspensão (da vacina) não fará nenhum bem à economia e à recuperação do bloco (europeu), disse Stephen Brennock, da corretora PVM. "A esperança agora é que a Europa consiga colocar sua lenta campanha de vacinação de volta nos trilhos."

O petróleo também foi afetado negativamente por relatório da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) , que disse que um super-ciclo do petróleo é improvável e que a demanda não deve retomar níveis pré-pandemia até 2023, podendo ainda atingir seu pico antes do que se imaginava.

"O relatório da IEA disparou a ação por parte dos ´traders´ de petróleo", disse Naeem Aslam, da Avatrade. "Nós vimos algum movimento de venda."

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Reuters: Trump prepara plano para impulsionar exportações de gás e perfuração de petróleo, dizem fontes
Petróleo sobe 1% para máxima de 2 semanas com intensificação da guerra na Ucrânia
Petrobras manterá foco em petróleo em 2050, mas com maior fatia em renováveis, diz CEO
Petróleo sobe 2% com avanço da guerra entre Rússia e Ucrânia
Petrobras propõe investimentos de US$111 bi em plano 2025-29, com alta de 9%
Preços do petróleo sobem com paralisação do campo Sverdrup e escalada da guerra na Ucrânia
undefined