Pandemia leva petroleira BP ao primeiro prejuízo em uma década

Publicado em 02/02/2021 15:20

Por Ron Bousso e Shadia Nasralla

LONDRES (Reuters) - A BP registrou um prejuízo de 5,7 bilhões de dólares no ano passado, o primeiro em uma década, após a pandemia de coronavírus causar um forte impacto sobre a demanda por petróleo, com a companhia alertando ainda para um início difícil de 2021, em meio a restrições de circulação generalizadas.

Apesar desse ambiente, o presidente-executivo Bernard Looney disse à Reuters que a transição da empresa para um futuro mais "verde" continua nos trilhos. O objetivo é aumentar a geração de energia renovável para 50 gigawatts (GW) até 2030, ante 3,3 GW atualmente, ao mesmo tempo em que reduz a produção de petróleo, visando diminuir as emissões de gases de efeito estufa.

As despesas de capital devem avançar para 13 bilhões de dólares neste ano, dos quais 9 bilhões de dólares ainda irão para petróleo e gás. Outros 2 bilhões de dólares vão para projetos de baixo carbono e 2 bilhões para mobilidade, disse o diretor financeiro Murray Auchincloss. A cifra se compara a um orçamento de 12 bilhões de dólares em 2020.

No último trimestre de 2020, a BP registrou um lucro de 115 milhões de dólares, abaixo das previsões dos analistas, devido a vendas fracas de petróleo e gás e operações moderadas de trading, disse a companhia nesta terça-feira.

"Um trimestre difícil ao final de um ano difícil", afirmou Looney em uma conferência com analistas.

Sinalizando um início fraco de 2021, a BP disse esperar que as novas restrições por causa da Covid-19 tenham um impacto maior na demanda por seus produtos, "com os volumes de varejo caindo cerca de 20% em janeiro na comparação anual, ante uma queda de 11% no quarto trimestre."

Ainda assim, a companhia espera que a demanda por petróleo se recupere em 2021, com os estoques globais voltando à média de cinco anos até o meio do ano, disse Looney à Reuters.

Os mercados mais apertados de gás natural no mundo também devem dar apoio adicional aos lucros, acrescentou a BP.

A companhia registrou no total do ano um prejuízo ajustado de 5,69 bilhões de dólares, ante um lucro de 10 bilhões de dólares em 2019.

A BP manteve os dividendos em 5,25 centavos de dólar por ação.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo deve subir na semana com novas sanções ao Irã Petróleo deve subir na semana com novas sanções ao Irã
Petróleo sobe 2%, para máxima de duas semanas, com temores sobre oferta Petróleo sobe 2%, para máxima de duas semanas, com temores sobre oferta
Petróleo fecha quase estável enquanto mercado considera últimas mudanças nas tarifas dos EUA
Produção de petróleo dos EUA atingirá pico em 2027, projeta a AIE
Preços do petróleo caem após cortes na previsão de demanda pela IEA
Petróleo sobe levemente com isenção de tarifas e importações de petróleo da China