Rússia vê aumento de 5 a 6 milhões de bpd na demanda por petróleo em 2021

Publicado em 28/12/2020 11:16

MOSCOU (Reuters) - O vice-primeiro ministro da Rússia, Alexander Novak, disse nesta segunda-feira esperar uma demanda adicional por petróleo no próximo ano de 5 milhões a 6 milhões de barris por dia (bpd), com o consumo ainda não se recuperando totalmente da pandemia de coronavírus.

"Nós esperamos ao redor de 5 a 6 milhões de barris por dia em crescimento adicional da demanda no próximo ano. Esse é um cenário otimista", disse Novak ao canal russo de televisão Rossiya-24.

Ele afirmou que a demanda global por petróleo ainda está até 8 milhões de bpd abaixo dos níveis pré-pandemia, quando ela normalmente ficava ao redor de 100 milhões de bpd.

A Rússia e outros importantes produtores de petróleo, incluindo membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), têm cortado produção para estabilizar o mercado global, afetado pela pandemia e seus impactos sobre o crescimento.

O grupo de produtores, conhecido como Opep+, começou a aumentar a produção conforme a demanda se recupera. O grupo deve elevar o bombeamento conjuntamente em 500 mil bpd a partir de 1° de janeiro.

O acordo da Opep+ vai até abril de 2022. Novak disse que a duração do pacto pode ser ajustada caso a demanda global por petróleo se recupere mais rapidamente que o previsto.

"Mas, em geral, nós continuaremos esse trabalho conjunto com parceiros de diferentes países, uma vez que acreditamos que isso traz benefícios para nossos países", afirmou ele.

(Por Vladimir Soldatkin e Olesya Astakhova)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo sobe 2% com avanço da guerra entre Rússia e Ucrânia
Petrobras propõe investimentos de US$111 bi em plano 2025-29, com alta de 9%
Preços do petróleo sobem com paralisação do campo Sverdrup e escalada da guerra na Ucrânia
Etanol e gasolina sobem, enquanto diesel mostra queda, aponta levantamento Veloe
Opep corta novamente previsões de crescimento da demanda de petróleo para 2024 e 2025
Petróleo cai em meio à decepção com estímulo chinês
undefined