Petróleo Brent sobe mais de 2% com notícias sobre vacina
Por Laura Sanicola
NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo Brent avançaram mais de 2% nesta segunda-feira, ampliando os ganhos da semana anterior, após notícias otimistas sobre testes de uma vacina contra o coronavírus levarem operadores a antecipar uma recuperação de demanda.
O Brent fechou em alta de 1,10 dólar, ou 2,45%, a 46,06 dólares por barril, enquanto o petróleo dos Estados Unidos avançou 0,64 dólar, ou 1,51%, para 43,06 dólares o barril. Ambos os valores de referência haviam saltado 5% na semana passada.
A farmacêutica britânica AstraZeneca disse nesta segunda-feira que sua vacina, desenvolvida em conjunto com a Universidade de Oxford, pode ter cerca de 90% de eficácia.
"Uma nova dose de notícias favoráveis sobre a vacina contra o coronavírus hoje desencadearam um novo movimento de alta no mercado de ações, que facilmente se espalhou para o ambiente do petróleo", disse Jim Ritterbusch, presidente da Ritterbusch and Associates em Galena, Illinois.
A estrutura "contango" no mercado, na qual os preços para entrega do primeiro contrato são mais baixos que os para entrega seis meses mais tarde, se estreitou para até 0,31 dólar, menor nível desde junho, refletindo a visão de operadores de que o excesso de oferta está diminuindo.
(Reportagem adicional de Shadia Nasralla em Londres e Jessica Jaganathan em Cingapura)