Exportação de petróleo da Rússia deve seguir estável em outubro, indica mercado
As exportações de petróleo da Rússia deverão se manter estáveis em outubro, apesar de um aumento na produção das refinarias locais, devido ao acordo global para cortes de oferta e à fraca demanda em meio à pandemia de coronavírus, disseram operadores de mercado nesta sexta-feira.
Um cronograma prévio de embarques para o período de 1º a 5 de outubro também indicou que as ofertas de petróleo russo para o mercado internacional permanecerão inalteradas em relação ao mesmo período de setembro.
A Rússia estima embarques de 3,5 milhões de toneladas de petróleo dos Urais nos portos do Báltico em setembro, além de 1,6 milhão de toneladas de petróleo dos Urais e petróleo leve da Sibéria no porto de Novorossiisk, localizado no Mar Negro.
As exportações russas de petróleo costumam atingir um pico em setembro, quando muitas refinarias reduzem os níveis de processamento para manutenções sazonais, e tendem a diminuir em outubro, quando os trabalhos de manutenção chegam ao fim e as operações das refinarias ganham força.
No entanto, desta vez os operadores acreditam que esse não será o caso, diante dos cortes de oferta promovidos pela Rússia em um acordo global da Opep+ e da fraca demanda doméstica por combustíveis em meio aos efeitos da pandemia de Covid-19.
Membros do mercado disseram que as refinarias russas não vão utilizar suas capacidades totais quando o período de manutenção chegar ao fim.
Uma redução nas tarifas de exportação de petróleo em outubro também deve fornecer suporte às exportações no próximo mês, acrescentaram os traders.
(Reportagem de Gleb Gorodyankin, Maxim Nazarov e Olga Yagova)