Petrobras enfrenta surto de vírus em plataformas de petróleo offshore
A Petrobras , a produtora brasileira que explora alguns dos maiores petróleo offshore encontrados neste século, está enfrentando um surto de Covid-19 em plataformas de exploração, à medida que a pandemia ganha velocidade no país.
No projeto de exploração de Xareu, na costa do Ceará, 42 dos 45 funcionários em duas plataformas apresentaram resultados positivos e foram transferidos para um hotel para ficarem isolados, disse a federação da FUP de sindicatos de trabalhadores em petróleo em seu site nesta terça-feira. A Petrobras não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre Xareu.
O produtor controlado pelo estado do Rio de Janeiro possui a maior frota mundial de navios tanque de produção em águas profundas, onde os trabalhadores operam em condições próximas, semelhantes a navios de cruzeiro que sofreram surtos no início da pandemia. O Brasil, que tem mais casos na América Latina, também sofreu surtos em instalações de frigoríficos e aves.
A empresa implementou testes rápidos antes de despachar trabalhadores de petróleo offshore. Na terça-feira, informou que já realizou mais de 8.000 testes Covid-19 entre funcionários e prestadores de serviços, e foi uma das primeiras empresas brasileiras a realizar testes em larga escala.