Baixas temperaturas prejudicam milho safrinha e trigo no Paraná

Publicado em 04/07/2011 16:08
Temperatura em Cascavel e Palotina chegou a 1ºC nesta segunda, dia 4.
As temperaturas baixas registradas nos últimos dias estão prejudicando a produção de milho safrinha e trigo no Paraná. Em regiões como Cascavel e Palotina, que são grandes produtoras de milho, a temperatura nesta segunda, dia 4, chegou a 1ºC. O engenheiro agrônomo da Somar Meteorologia, Marco Antônio dos Santos, afirma que o agravante não é somente a geada, mas a chuva que persistiu por toda a semana passada.

– Alguns produtores de milho, durante a semana passada, informaram que tiveram perdas na casa dos 40%. Analisando os dados, podemos prever que no Paraná e no Mato Grosso do Sul a perda do milho safrinha será de até 60% – informa.

Para a cultura do trigo foi prevista uma perda menor no Paraná. Cerca de 32% das lavouras estão em fase de florescimento. Para o engenheiro, a qualidade do trigo será a maior afetada.

– O problema maior não é a geada e sim as chuvas. Isso ira afetar não só a produtividade, como a qualidade do trigo. Provavelmente nas lavouras onde havia o florescimento o trigo será de baixa qualidade – explica.

No Rio Grande do Sul, o trigo não foi afetado. Porém, os fatores climáticos, como geadas e secas, prejudicaram as pastagens, tanto as nativas quanto as de inverno.

Café

Metereologistas informam que durante esta semana não há previsão de geada em Minas Gerais, porém há precipitação de chuva, o que pode prejudicar os produtores que já colheram o café e estão aguardando a secagem do grão.

Santos afirma que a qualidade do café de Minas Gerais está boa, o frio, que ocorreu durante a semana passada, não afetou a produção. As perdas foram insignificantes e ocorreram em áreas de baixada.

Tags:

Fonte: Canal Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar dá sustentação e milho acumula alta semanal de 1,9% na B3 e saltando até 3,4% ao longo de agosto
Com finalização da colheita do milho, oportunidades de câmbio serão gatilhos para comercialização
Cotações do milho seguem em alta nesta 6ªfeira, com Bolsas estendendo ganhos de ontem
Radar Investimentos: Preços futuros do milho mais altos na Bolsa de Chicago
Plantio de milho argentino deve cair 17% em meio a temores com cigarrinha, diz bolsa
Exportações ajudam e milho fecha 5ªfeira valorizado em Chicago