Safra de milho e soja está estimada em 723 mil toneladas em Maringá e região, segundo Seab

Publicado em 11/03/2011 07:29
Os agricultores de Maringá e região devem colher 700 mil toneladas de soja e 23 mil toneladas de milho na safra 2010/2011. A previsão foi divulgada no início da tarde desta quinta-feira (10) pelo chefe do núcleo regional de Maringá da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), João Carvalho Pinto.

Segundo o chefe da regional, a área plantada de soja é de 226 mil hectares, dos quais 60% da área já estão colhidos. A produção média de soja, de acordo com a regional da Seab, é de 3.500 toneladas/hectare.

Quanto ao milho, são 3.510 hectares, com 15% colhidos. Os dados da Seab apontam média de 7.500 toneladas por hectare de milho. "A colheita era para estar mais adiantada, mas acabou atrasando por causa da chuva", afirma. Com o atraso, os trabalhos na colheita devem terminar entre o fim de março e o início de abril.

Os dados iniciais mostram crescimento na safra de grãos; no entanto, ainda é cedo para realizar um comparativo com a safra do ano passado, de acordo com João Carvalho Pinto. "A previsão aponta ligeiro aumento na safra, mas ainda não podemos fazer uma comparação. Depende das chuvas pararem para o produtor trabalhar e não haver perdas", explica.

Inverno

A plantação de milho safrinha para este inverno, de acordo com a regional Maringá, está estimada em 180 mil hectares. Até o momento, 40% dessa área foi plantada. Do total já plantado, 50% do milho se encontra em germinação e 50% em desenvolvimento vegetativo.

O núcleo regional de Maringá da Seab abrange 29 municípios (Ângulo, Astorga, Flórida, Iguaraçú, Munhoz de Mello, Santa Fé, Colorado, Lobato, Nossa Senhora das Graças, Santa Inês, Itaguagé, Santo Inácio, Mandaguaçu, Ourizona, São Jorge do Ivaí, Mandaguari, Marialva, Doutor Camargo, Floresta, Itambé, Ivatuba, Maringá, Paiçandu e Sarandi, Atalaia, Floraí, Nova Esperança, Presidente Castelo Branco e Uniflor.)

Tags:

Fonte: O Diário de Maringá

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar dá sustentação e milho acumula alta semanal de 1,9% na B3 e saltando até 3,4% ao longo de agosto
Com finalização da colheita do milho, oportunidades de câmbio serão gatilhos para comercialização
Cotações do milho seguem em alta nesta 6ªfeira, com Bolsas estendendo ganhos de ontem
Radar Investimentos: Preços futuros do milho mais altos na Bolsa de Chicago
Plantio de milho argentino deve cair 17% em meio a temores com cigarrinha, diz bolsa
Exportações ajudam e milho fecha 5ªfeira valorizado em Chicago