Zoneamento para safrinha de milho é ampliado em 10 dias em MS

Publicado em 02/03/2011 07:24
O Ministério da Agricultura atendeu ao pedido do setor produtivo e estendeu o prazo para o plantio de milho da safrinha em Mato Grosso do Sul. Segundo o zoneamento, o plantio deveria ter sido encerrado ontem, 28 de fevereiro, mas poderá ser concluído até 10 de março. A medida se deve às chuvas que atingem a região há 15 dias e impedem os trabalhos.

A ampliação é válida apenas para cultivares do grupo 1 - com intervalo entre emergência e maturação inferior a 120 dias -, e para lavouras com solo tipo 2 - de textura média -, nas quais a diferença entre o porcentual de areia e o de argila seja inferior a 50.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) havia solicitado a mesma condição concedida pelo governo ao Paraná: prorrogação para todo o Estado até 20 de março.

Hoje, Mato Grosso do Sul cultiva apenas 12% da área prevista de 9,8 mil hectares, enquanto a média para o período é de 25%. De acordo com o Ministério da Agricultura, as demais regiões não foram contempladas devido ao alto risco de perdas com o plantio fora da época previsto no zoneamento agroecológico. Com a autorização para estender o plantio, o agricultor segue tendo acesso ao crédito rural e ao seguro rural (Proagro).

Tags:

Fonte: A Crítica de Campo Grande

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar dá sustentação e milho acumula alta semanal de 1,9% na B3 e saltando até 3,4% ao longo de agosto
Com finalização da colheita do milho, oportunidades de câmbio serão gatilhos para comercialização
Cotações do milho seguem em alta nesta 6ªfeira, com Bolsas estendendo ganhos de ontem
Radar Investimentos: Preços futuros do milho mais altos na Bolsa de Chicago
Plantio de milho argentino deve cair 17% em meio a temores com cigarrinha, diz bolsa
Exportações ajudam e milho fecha 5ªfeira valorizado em Chicago