Milho: safra 2010/2011 pode não acontecer conforme o projetado

Publicado em 11/11/2010 08:20
As projeções de produção de milho na safra 2010/2011 divulgadas ontem pela CONAB e correspondentes ao segundo levantamento efetuado pelo órgão não diferem muito do levantamento anterior.

Assim, o volume da safra principal deve variar entre 30,6 e 31,5 milhões de toneladas, recuando entre 7,6% e 10,1% em relação à safra 2009/2010. Já o volume por ora previsto para a safrinha é de 21,2 milhões de toneladas – o que, se confirmado, significará redução de 3,1% sobre o produzido na última segunda safra.

Tudo somado, a produção do ano que vem – por esse segundo levantamento – irá girar em torno dos 52,3 milhões de toneladas. Dessa forma, pode recuar de 5,8% a 7,4% em relação à produção deste ano, mas continuará acima dos 50 milhões de toneladas, como vem ocorrendo desde a safra de 2007.

Mas nem tudo pode ocorrer conforme o projetado. E não porque a área cultivada seja menor (as projeções da CONAB indicam que recuará não mais que 2%), mas porque a produtividade da safra principal já está afetada, enquanto a da safrinha é uma grande incógnita.

Neste caso, enquanto prevê a manutenção da área cultivada, a CONAB estima que possa ocorrer uma redução superior a 3% na produtividade da safrinha. Mas esse índice pode, eventualmente, ser otimista, pois, conforme aponta a própria CONAB, o atraso no plantio da safra principal de milho e/ou da soja (Região Centro-Oeste, de onde vem praticamente um terço da safrinha) “diminuiu a janela de semeadura do milho segunda safra”.

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar dá sustentação e milho acumula alta semanal de 1,9% na B3 e saltando até 3,4% ao longo de agosto
Com finalização da colheita do milho, oportunidades de câmbio serão gatilhos para comercialização
Cotações do milho seguem em alta nesta 6ªfeira, com Bolsas estendendo ganhos de ontem
Radar Investimentos: Preços futuros do milho mais altos na Bolsa de Chicago
Plantio de milho argentino deve cair 17% em meio a temores com cigarrinha, diz bolsa
Exportações ajudam e milho fecha 5ªfeira valorizado em Chicago