Colheita do milho verão avança para 2,3% no Brasil, indica Conab

Publicado em 14/01/2025 10:35
Entidade destaca problemas de desenvolvimento no Rio Grande do Sul e Paraná

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2024/25.                

Na primeira safra do ciclo 2024/25, os trabalhos de plantio avançaram dos 83,1% da semana anterior para 87,1% até o último dia 12 de janeiro.     

Este patamar fica em linha com os 87,1% registrados no mesmo período da safra passada 23/24. Os estados que já encerraram a semeadura de verão são Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina (100%), seguidos por Rio Grande do Sul (94%), Bahia (83%), Piauí (60%) e Maranhão (40%).     

Ao mesmo tempo, a colheita dessas áreas já está avançando, com 2,3% das lavouras colhidas, subindo dos 1,1% da última semana, mas atrás dos 6,8% registrados no mesmo período de 2024.      

“No Rio Grande do Sul a colheita avança com boas produtividades sendo alcançadas. Entretanto, as produtividades poderão diminuir com o avanço das operações devido à estiagem ocorrida a partir de novembro. No Paraná, o tempo seco favorece a maturação, porém prejudica o desenvolvimento do restante das áreas”, aponta a publicação.  

Os técnicos da Conab indicaram ainda que 4,3% das áreas plantadas ainda estão em fase de emergência, 35,7% avançaram para desenvolvimento vegetativo, 15,5% estão em floração, 24,9% em enchimento de grãos e 17,3% já avançaram para maturação. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do milho melhora e comercialização avança no Mato Grosso
Colheita do milho verão avança para 2,3% no Brasil, indica Conab
Preços futuros do milho abrem a terça-feira com leves recuos, devolvendo parte dos ganhos nas bolsas
Radar Investimentos: O mercado brasileiro de milho inicia 2025 com preços sustentados
Radar Investimentos: O ritmo das exportações de carne bovina brasileiras segue acelerado
Preço do milho nesta segunda-feira salta até 2,5% com B3 de olho no clima e em Chicago
undefined