Conab aponta plantio do milho verão em 52% e indica bom desenvolvimento na maior parte das regiões

Publicado em 19/11/2024 14:52

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2024/25.          

Na primeira safra do ciclo 2024/25, os trabalhos de plantio avançaram dos 48,7% da semana anterior para 52,4% até o último dia 17 de novembro.          

Este patamar segue superior aos 49% registrados no mesmo período da safra passada 23/24. Os estados mais adiantados na semeadura de verão são Paraná (98%), Santa Catarina (96%), Rio Grande do Sul (85%), São Paulo (75%), Minas Gerais (51,4%), Goiás (22%) e Bahia (16%).   

Apesar da redução das precipitações, o desenvolvimento das lavouras do Paraná está bom até o momento, assim como em Santa Catarina, que avança bem apesar da incidência de percevejos e trips em algumas regiões. 

Os produtores mineiros e paulistas tiveram mais dificuldade para realizar o plantio e os tratos culturas em função do excesso de precipitações.  

Já na Bahia, as chuvas regulares favoreceram a implantação e o desenvolvimento das lavouras, que também tiveram ações intensificadas em Goiás, após a finalização do plantio da soja. 

Os técnicos da Conab indicaram ainda que 11,7% das áreas plantadas estão em fase de emergência, 71,8% avançaram para desenvolvimento vegetativo, 14,4% estão em floração e 2,1% já chegaram ao enchimento de grãos. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abramilho lidera missão à China para abertura de mercado e debate sobre biotecnologia
Conab aponta plantio do milho verão em 52% e indica bom desenvolvimento na maior parte das regiões
Milho: Preço futuro em Chicago opera em campo misto nesta 5ª feira, enquanto B3 segue em queda
Anec eleva previsão para exportação de milho e farelo de soja do Brasil em novembro
Radar Investimentos: Futuros de milho fecharam em alta na Bolsa de Chicago
Preço do milho segue o dólar e fecha segunda-feira recuando na B3
undefined