Departamento agrícola da UE reduz previsão de safra de milho após chuvas intensas
PARIS (Reuters) - O serviço de monitoramento de safras da União Europeia, MARS, cortou nesta segunda-feira suas previsões de produtividade para as safras de milho, girassol e soja, citando o excesso de chuvas no sudeste da Europa, enquanto a colheita de beterraba açucareira apresentou resultados melhores do que o esperado.
Ao mesmo tempo, as chuvas acima da média, também registradas em outras partes do bloco, atrasaram as semeaduras para as safras de inverno do próximo ano, afirmou.
Os analistas cortaram repetidamente suas projeções para a safra de milho da UE, inicialmente por causa do clima quente no sudeste da Europa e, depois, por causa do excesso de chuvas durante a colheita em algumas partes do bloco.
Em um relatório mensal, o MARS fixou a produtividade média do milho em 2024 em 6,66 toneladas métricas por hectare (t/ha), abaixo das 6,85 t/ha de setembro e 11% abaixo do ano passado. Essa foi a quinta redução consecutiva do MARS em sua previsão de rendimento do milho.
Para o girassol, a previsão foi reduzida de 1,98 t/ha para 1,86 t/ha, enquanto o rendimento médio da soja foi colocado em 2,72 t/ha, abaixo dos 2,81 t/ha de setembro.
Em contrapartida, a perspectiva de rendimento da beterraba açucareira na UE, cultivada principalmente no norte, foi aumentada para 75,4 t/ha, de 74,7 t/ha projetados no mês passado.
"Na Bulgária, Romênia, Hungria e Croácia, as chuvas intensas de fim de temporada a partir de meados de setembro contribuíram para uma piora nas expectativas de rendimento (especialmente para girassóis e milho), que já eram baixas devido às condições muito quentes e secas anteriores", disse o MARS em seu relatório.
Condições excessivamente úmidas e chuvas torrenciais também foram observadas em muitas outras partes da Europa Central e Ocidental.
"As chuvas não apenas causaram atrasos na colheita das safras de verão, mas também levantaram preocupações sobre a qualidade dos grãos e prejudicaram a campanha de semeadura dos cereais de inverno", disse o MARS.
Um dos motivos para que a colheita de grãos de inverno deste ano na França fosse a pior em décadas foi o fato de o período de semeadura no ano passado ter sido extremamente úmido.
(Reportagem de Sybille de La Hamaide)