Mesmo com aumento no custo com fertilizantes, relação de troca do milho no Mato Grosso melhorou, aponta Imea

Publicado em 22/10/2024 11:18

Logotipo Notícias Agrícolas

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho no estado. O levantamento destaca que entre agosto e setembro, o custo com fertilizantes para a safra de milho 2025 aumento 1,65%. 

“Essa alta na despesa foi pautada pela elevação no preço da ureia, devido aos conflitos no Oriente Médio. Além disso, no último mês, a maior procura pela ureia, ocasionado pela proximidade do plantio da 2ª safra, contribuiu para valorização do insumo”, explica a publicação. 

De acordo com o Projeto Acapa-MT, o custo com fertilizantes representa 35,80% do custeio da cultura do milho para a safra 24/25 no Mato Grosso. 

Por outro lado, o preço médio do milho comercializado em setembro/24 aumento 2,03% em comparação a agosto/24. Sendo assim, a relação de troca entre milho e ureia em setembro ficou em 67,47 sc/t, o que representa recuo de 14,17 sc/t em relação ao mesmo mês de 2023 e de 4,04 sc/t no média dos últimos cinco anos. 

“Mesmo com os desafios para a próxima temporada, com a melhora no preço futuro, os produtores podem garantir melhores relações de troca do que as dos últimos anos”, concluem os analistas do Imea. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha em queda na B3, enquanto encerra 3ª feira em campo misto na Bolsa de Chicago Milho fecha em queda na B3, enquanto encerra 3ª feira em campo misto na Bolsa de Chicago
USDA informa nova venda de milho a Portugal nesta 3ª feira (15) USDA informa nova venda de milho a Portugal nesta 3ª feira (15)
Cigarrinha-do-milho: monitoramento detecta bactéria do enfezamento-pálido
Radar Investimentos: mercado de milho entra na segunda quinzena de abril pressionado
Após altas e recordes de vendas na última semana, B3 realiza lucros e milho recua nesta segunda-feira
VLI obtém habilitação para exportar milho à China pelo Espírito Santo