Área de milho cairá 17% na Argentina em 2024/25 para 6,3 mi ha, prevê bolsa

Publicado em 20/08/2024 17:40

Logotipo Reuters

Por Maximilian Heath

BUENOS AIRES (Reuters) - A área plantada com milho na Argentina em 2024/25 foi estimada em 6,3 milhões de hectares, 17,1% a menos do que na temporada anterior, devido a temores sobre o possível impacto de uma praga que causou grandes perdas na temporada anterior e possíveis condições de seca, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires na terça-feira.

A Argentina é o terceiro maior exportador de milho do mundo. No entanto, na temporada 2023/24, a Bolsa de Cereais (BdeC) teve que reduzir sua estimativa de produção de milho em cerca de 10 milhões de toneladas, para 46,5 milhões de toneladas, devido à disseminação do inseto cigarrinha.

"O principal e mais preocupante (dos motivos da queda) tem a ver com a crescente incerteza em relação à incidência do complexo de vírus e bactérias associado à Dalbulus maidis", nome científico da cigarrinha, disse a bolsa em um relatório.

O possível cenário de uma queda no nível normal de chuvas durante o período de plantio e crescimento inicial do milho na Argentina, durante a primavera austral, também está influenciando as decisões dos produtores, disse o BdeC, que fez sua primeira estimativa de área para o cereal de 24/25.

"O cenário La Niña fraca -- 'frio neutro' coloca um limite no suprimento de água que a cultura terá durante seu ciclo", disse o relatório.

A expressão meteorológica do fenômeno climático La Niña na Argentina é um nível de precipitação menor do que o normal.

Ao mesmo tempo, uma queda no nível de lucratividade do grão reduziu o interesse por ele, de acordo com a bolsa.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Consumo de milho para etanol no Brasil pode mais que dobrar em breve, diz Abramilho Consumo de milho para etanol no Brasil pode mais que dobrar em breve, diz Abramilho
Apesar de perspectiva baixista para estoque global de milho em 2025/26, fator não deve afetar preços Apesar de perspectiva baixista para estoque global de milho em 2025/26, fator não deve afetar preços
Milho se ajusta na B3 e volta a subir nesta 4ª, apesar de pressão da safrinha
Milho, por Radar Investimentos: 62% da área prevista já havia sido semeada até domingo nos EUA
Clima favorável nos EUA pressiona cotações do milho nesta 3ª feira em Chicago
China deve aprovar DDG de milho do Brasil em meio à visita de Lula, guerra comercial com EUA