Conab aponta colheita do milho perto do fim com ritmo bastante acelerado
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2023/24 e da segunda safra de 2024 no Brasil.
A segunda safra de milho segue sendo colhida, subindo dos 94,7% da semana passada para 96,4% do total cultivado no país, este índice é superior aos 78,8% do mesmo período de 2023.
Piauí, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso já finalizaram suas atividades, seguidos por Goiás e Paraná (96%), Mato Grosso do Sul (92%), Minas Gerais (81%) e São Paulo (75%).
Enquanto isso, as lavouras que seguem em desenvolvimento, estão todas (3,6%) em maturação.
Detalhando o desenvolvimento em cada estado, os técnicos da Conab destacam que a colheita está sendo finalizada no Paraná, restando apenas áreas mais tardias, assim como em Goiás. Enquanto isso no Mato Grosso do Sul as precipitações interromperam as atividades.
O Maranhão finalizou a colheita com rendimentos pouco abaixo das estimativas iniciais, enquanto Bahia e Piauí também acabaram seus trabalhos.
Já a colheita da primeira safra 23/24 foi oficialmente encerrada em todos os estados, de acordo com o levantamento da Conab.