Clima ajuda avanço da colheita do milho no Paraná, indica Deral

Publicado em 30/07/2024 15:52
Relatório indica baixas produtividades na maior parte das áreas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.                                                          

De acordo com o levantamento, 85% das lavouras da segunda safra de milho já foram colhidas no estado, avançando dos 76% da semana passada. O restante se divide entre 1% ainda em frutificação e 99% já em maturação.         

“Os trabalhos de campo puderam ser desenvolvidos a contento com a estabilidade do tempo, mas a ausência de chuvas volta a preocupar os produtores em partes do Estado. Além disso, houve um aumento na incidência de focos de incêndio na zona rural”, relata publicação. 

Os técnicos do Deral ainda classificaram 38% das áreas como em boas condições, 38% como em médias e 24% em ruins. Esses índices ficaram inferiores aos 42%, 36% e 22%, respectivamente, da semana anterior.  

Detalhando a situação do milho paranaense, o Deral indica que, a colheita do milho de 2ª safra está entrando em sua fase final, com alguns municípios já tendo concluído os trabalhos.  

“Na maior parte das áreas a colheita apresenta baixas produtividades, porém na região Sudoeste e mesmo em parte do Oeste continua dentro do esperado. Há relatos de acamamento em parte das lavouras por colher”, diz o Deral. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chicago e colheita pesam na B3, que fecha 3ªfeira com milho em baixa
Clima ajuda avanço da colheita do milho no Paraná, indica Deral
Em Campos de Júlio (MT) produtor relata margem negativa em torno de 5% a 8% para o milho safrinha
Colheita do milho entra na reta final no Paraguai com expectativa de produção menor do que a esperada
Com estiagem prolongada, incêndio atinge áreas rurais do município de São Gabriel do Oeste/MS
Colheita do milho está 29 pontos percentuais adiantada com relação à safra passada, diz Conab