Chuvas paralisam colheita do milho no Paraná, mas produtividades seguem variadas de acordo com o Deral

Publicado em 16/07/2024 14:58

Logotipo Notícias Agrícolas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.                                                        

De acordo com o levantamento, 67% das lavouras da segunda safra de milho já foram colhidas no estado, avançando dos 66% da semana passada. O restante se divide entre 3% ainda em frutificação e 97% já em maturação.            

“Na última semana foram registradas chuvas abrangentes, bem como suaves na maioria do território paranaense, resultando na paralisação praticamente total das atividades agrícolas”, ressalta o relatório. 

Os técnicos do Deral ainda classificaram 43% das áreas como em boas condições, 36% como em médias e 21% em ruins. Esses índices ficam em linha com os registrados até a semana anterior.   

Detalhando a situação do milho paranaense, o Deral indica que, “as poucas áreas colhidas neste período continuam apresentando produtividades muito variadas, com algumas surpreendendo positivamente e outras confirmando os problemas da baixa umidade. As produtividades não devem melhorar com as precipitações, pois a cultura está em fim de ciclo. No entanto, destaca-se que o controle de cigarrinhas melhorou nesta safra, especialmente onde a seca não foi intensa”. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho termina a segunda-feira (21) com queda nas cotações em Chicago Milho termina a segunda-feira (21) com queda nas cotações em Chicago
Preços do milho vão em direções opostas em Chicago Preços do milho vão em direções opostas em Chicago
Cotações do milho sobem em Chicago nesta segunda-feira (21)
Antes do feriado, B3 olha volta das chuvas e milho fecha 5ªfeira em baixa
Manhã de quinta-feira traz movimentações positivas para o milho em Chicago
Boletim Agropecuário de abril: produtividade do milho em Santa Catarina é a maior da história