MT já colheu mais de um terço da safra de milho, aponta Imea

Publicado em 21/06/2024 16:50

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de milho de Mato Grosso saltou para 37,57% da área cultivada no principal Estado produtor do Brasil, com avanço semanal de 15,84 pontos percentuais, segundo levantamento publicado nesta sexta-feira pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O ritmo de colheita no Estado se mantém à frente da média histórica de cinco anos para o período de 27,4%. Na mesma época do ano passado, a área total colhida era de 19,24%, segundo números do Imea.

O Estado, que responde pela maior parte do milho exportado pelo Brasil, registrou uma semeadura antecipada na temporada 2023/24. As exportações brasileiras tendem a ganhar força no segundo semestre, à medida que a colheita avança.

O Imea estima a safra de milho 2023/24 do Estado em 45,8 milhões de toneladas, versus 52,5 milhões de toneladas do recorde da temporada passada, quando a área foi maior e as produtividades melhores.

O instituto ligado aos produtores colheita de algodão de Mato Grosso na safra 2023/24, com 0,63% da área colhida até esta sexta-feira, ligeiro avanço ante a semana anterior, quando os trabalhos tinham começado.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços futuros do milho fecham a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA Preços futuros do milho fecham a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA
Manejo de insetos vetores com produtos especialmente direcionados é determinante para uma boa safra de milho Manejo de insetos vetores com produtos especialmente direcionados é determinante para uma boa safra de milho
Preços futuros do milho trabalham com baixas nesta 6ª feira em Chicago
Milho opera com volatilidade na manhã desta 6ª feira em Chicago
Uma olhada nas exportações de grãos dos EUA no próximo ano em cinco gráficos fáceis
Milho fecha em baixa na B3 pressionado pela safrinha e novas projeções da Conab