Mato Grosso já colheu mais de 10% da área de milho, diz Imea
SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de milho de Mato Grosso avançou até esta sexta-feira para 10,69% da área cultivada no Estado, com uma alta semanal de 5,96 pontos percentuais, de acordo com levantamento de Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea).
A colheita começou precocemente este ano após um plantio mais adiantado na temporada 2023/24, quando a safra de soja foi atingida pelo tempo seco no Estado, o maior produtor de grãos do Brasil.
O órgão de análises ligado aos produtores indicou que colheita de milho está à frente da média histórica de cinco anos para o período, de 9,16%. No ano passado, nesta época, mato-grossenses tinham colhido somente 3,65% das lavouras.
Nesta semana, o Imea elevou a projeção de safra de milho 2023/24 para 45,8 milhões de toneladas, ante 45 milhões na previsão de maio, considerando produtividades maiores do que o esperado.
Ainda assim, a produção cairia ante a temporada passada devido a um recuo de 7,3% na área plantada e também na produtividade, de 5,8%. Na temporada anterior, o Estado colheu um recorde de 52,5 milhões de toneladas.
(Por Roberto Samora)