Plantio da safrinha segue acelerado e já passa dos 10% no Brasil, indica Conab

Publicado em 30/01/2024 09:08
Ao mesmo, primeira safra se divide com colheita em 10,4% e plantio passando dos 92%

Logotipo Notícias Agrícolas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2023/24 no Brasil.                         

O plantio da primeira safra 23/24 está avançando pelo Brasil, saindo dos 90,4% da semana passada e indo para 92,4% do total previsto, o que fica atrás dos 97,8% do mesmo período da safra passada.               

Os estados mais avançados nas atividades são Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Santa Catarina (100%), Rio Grande do Sul (98%), Bahia (96%), Maranhão (70%) e Piauí (60%).     

Ao mesmo tempo, a Conab indica que os trabalhos de colheita do milho verão já foram efetuados em 10,4% das lavouras, avançando dos 8,6% da semana passada e ficando à frente dos 7,8% do mesmo período do ano passado.        

Os estados que já começaram a colher foram Rio Grande do Sul (30%), Santa Catarina e Paraná (13%) e São Paulo (8%).    

As lavouras de milho primeira safra se dividem em 2,6% em fase de emergência, 30,4% em desenvolvimento vegetativo, 11,3% em floração, 21,2% em enchimento de grãos, 24,2% em maturação e 10,4% já colhidas.   

Já a segunda safra de milho também está com atividades de plantio avançando no país. Até aqui, 10,3% da área já foi semeada, saltando dos 5% da semana passada e ficando à frente dos 3,9% do mesmo período de 2023.   

As áreas de safrinha se dividem com 53,7% na fase de emergência e os 46% restantes em desenvolvimento vegetativo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA traz números robustos para nova safra dos EUA e milho fecha em campo misto em Chicago USDA traz números robustos para nova safra dos EUA e milho fecha em campo misto em Chicago
Radar Investimentos: mercado brasileiro de milho segue pressionado pela proximidade da colheita
Ishiba do Japão sinaliza aumento nas importações de milho como parte das negociações comerciais dos EUA
Fundos podem estar com falta de milho da CBOT antes da divulgação de dados de segunda-feira
Milho/Cepea: Com cenário favorável no campo, comprador se mantém afastado
Sentindo a pressão da chegada da safrinha, cotações do milho caem nesta 6ªfeira no Brasil e B3 acumula perda semanal de 4%