Colheita do milho avança no Paraná após semana de clima seco, indica Deral

Publicado em 22/08/2023 15:22
Maior parte das regiões paranaenses apresentam boas produtividades

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.                      

De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho saiu dos 34% registrados na semana passada para 48% do total. Do restante ainda em campo, 97% das lavouras estão em maturação e 3% ainda em frutificação.           

As regiões mais adiantadas na colheita são Guarapuava, Irati e Pato Branco (100%), Francisco Beltrão (96%), União da Vitória (95%), Ponta Grossa (85%), Toledo (82%), Pitanga (75%) e Cascavel (61%). 

Os técnicos do Deral ainda classificam 80% das lavouras como em boas condições, 18% das lavouras em médias e 2% em ruins, com queda de 1 ponto percentual no patamar de melhores avaliações. 

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que as condições climáticas favoráveis da semana anterior permitiram avanço significativo da colheita na região Norte, onde a produção colhida tem apresentado bons rendimentos e qualidade. 

Outra região que se aproveitou de uma semana de estiagem para entrar na fase final de colheita foram as Noroeste, Sudoeste, Oeste e Centro-Oeste. Nas duas últimas, as produtividades vêm se mantendo dentro das estimativas. 

Por outro lado, a região Sul apresenta diminuição nas produtividades médias com a colheita adentrando as áreas de plantio mais tardio.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho acompanha Chicago e dólar e fecha 3ªfeira subindo na B3
Adapec apresenta resultado do monitoramento do complexo do enfezamento do milho para instituições parceiras no Tocantins
USDA informa venda de milho 23/24 para a Colômbia
Rally da Safra finaliza etapa do milho aumentando área plantada e produção nacional
Colheita do milho chega em 53% no Paraná e Deral indica produtividades variadas