Colheita do milho volta a avançar no Paraná e Deral relata altos e baixos de produtividades em diferentes regiões do estado

Publicado em 18/07/2023 15:32 e atualizado em 19/07/2023 10:55

Logotipo Notícias Agrícolas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.                 

De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho avançou para 6% do total. Até aqui, 58% das lavouras estão em maturação, 42% ainda em frutificação.         

As regiões mais adiantadas na colheita são Irati (95%), Guarapuava (85%), União da Vitória (60%), Ponta Grossa (15%), Paranavaí, Toledo e Umuarama (10%), Francisco Beltrão (8%), Campo Mourão (7%), Cascavel (6%), Pato Branco (5%), Laranjeiras do Sul (3%), Apucarana e Maringá (1%). 

Os técnicos do Deral classificam 82% das lavouras como em boas condições, 15% das lavouras em médias e 3% em ruins.       

As piores lavouras do estado estão em Pato Branco (30%), Paranavaí (20%), Umuarama (10%), Laranjeiras do Sul, Cascavel e Francisco Beltrão (5%), e Campo Mourão (4%).          

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que  o milho está em fase de frutificação avançando para maturação na região Norte, com bom vigor e controle adequado de pragas e doenças. A maior parte da produção será colhida somente no próximo mês. 

A colheita já começou nas regiões Sudoeste, Oeste e Centro-Oeste, mas avançou lentamente com a necessidade de reduzir a umidade dos grãos. “Os técnicos estão otimistas em relação às produtividades, esperando que sejam melhores do que o inicialmente previsto”. 

Já na região Noroeste, a colheita está em andamento em ritmo lento e com rendimentos médios por hectare abaixo do estimado inicialmente. 

Por fim, a região Sul iniciou a colheita da segunda safra de milho, mas os trabalhos foram paralisados devido às condições climáticas. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho dá sequência às altas em Chicago e encerra o dia com mais de 1% de alta; B3 acompanha Milho dá sequência às altas em Chicago e encerra o dia com mais de 1% de alta; B3 acompanha
Condição da 2ª safra de milho do Paraná tem piora, diz Deral Condição da 2ª safra de milho do Paraná tem piora, diz Deral
Cigarrinha-do-milho: monitoramento aponta baixa infecção bacteriana
StoneX reduz oferta de milho 24/25 e chama atenção para clima
Radar Investimentos: contratos futuros de milho encerraram a segunda-feira majoritariamente em alta
Milho devolve parte das altas em Chicago e tem manhã de 3ª feira com ligeiras perdas