Colheita do milho chega em 3% no Paraná com problemas nas produtividades

Publicado em 04/07/2023 15:44

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.               

De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho já atingiu 3% do total. Até aqui, 32% das lavouras estão em maturação, 65% em frutificação e 3% ainda em floração.       

As regiões mais adiantadas na colheita são Guarapuava (55%), Irati e União da Vitória (50%), Cascavel (10%), Ponta Grossa (5%), Campo Mourão, Francisco Beltrão, Toledo e Umuarama (2%), Laranjeiras do Sul e Pato Branco (1%).  

Os técnicos do Deral classificam 82% das lavouras como em boas condições, 15% das lavouras em médias e 3% em ruins.     

As piores lavouras do estado estão em Paranavaí e Pato Branco (30%), Umuarama (10%), Laranjeiras do Sul, Cascavel e Francisco Beltrão (5%), e Campo Mourão (4%).        

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que as lavouras de segunda safra de milho estão em fase de frutificação e iniciando maturação na região Norte, onde as áreas se desenvolvem bem, beneficiados pelas condições climáticas. 

Nas regiões Oeste e Centro-Oeste, as áreas mais tardias estão registrando algumas doenças de final de ciclo devido ao período chuvoso. “A colheita começou e os técnicos relatam variação de produtividade”. 

A colheita se intensificou na região Noroeste, beneficiada pela ausência de chuvas. “Algumas lavouras ainda estão na fase de frutificação, com algumas já no processo de maturação”. 

No Sudoeste, a preocupação atual está relacionada ao prejuízo pelo ataque de cigarrinhas e doenças, resultando em uma produtividade abaixo de esperado. 

A colheita também começou na região Sul com expectativas não favoráveis. “Ainda há poucos talhões colhidos para grãos, portanto, ainda não é possível ter uma ideia precisa da tendência de produtividade para essa safra”. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho da B3 salta 1,5% e fica entre R$ 60,00 e R$ 70,00 no começo da tarde desta 2ªfeira
No Piauí, atraso no plantio de milho safrinha motivou diminuição de área, investimentos e acabou derrubando a produtividade
Preços do milho abrem a segunda-feira registrando movimentações positivas na B3 e em Chicago
Radar Investimentos: Os preços do milho no mercado spot ganharam impulso na semana anterior
Milho/Cepea: Apesar de colheita adiantada, comercialização é lenta
Dólar e prêmios ajudam e milho fecha semana positiva acumulando altas de até 1,5% na B3