Aprosoja/MS apura impacto das baixas temperaturas em lavouras de milho

Publicado em 19/06/2023 10:57 e atualizado em 19/06/2023 12:55

A chegada da frente fria colocou os produtores rurais em alerta, em Mato Grosso do Sul. A temperatura mínima de 2023 foi registrada na madruga desta sexta-feira (16), em Maracaju, região oeste do estado, onde os termômetros marcaram 2,9ºC, de acordo com informações do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC). 

O presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul, Andre Dobashi, destaca o monitoramento da equipe do Siga MS, nas lavouras de milho. “Ainda é cedo para falarmos em danos, porque a nossa equipe técnica está apurando as ocorrências do fenômeno nas lavouras de milho. Contudo, até o momento, é sabido que foram ocorrências pontuais e de baixa intensidade”.

Nesta segunda safra, 54% das lavouras foram semeadas fora da janela ideal de cultivo, que compreende o período de 21/12/2022 a 31/03/2023. Essa situação corrobora para o aumento de suscetibilidade das áreas às intempéries climáticas, como geadas e granizo, além das baixas temperaturas. 

A previsão do Siga MS é de que a produção de milho totalize 11,2 milhões de toneladas, com uma produtividade média de 80,33 sacas por hectare, produzidas em uma área de 2,3 milhões de hectares.

Fonte: Aprosoja MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

B3 antecipa movimento de queda dos preços do milho que ainda não apareceu no mercado físico
Demanda por milho segue forte nos EUA e cotações futuras começam a 6ªfeira subindo em Chicago
Radar Investimentos: Milho brasileiro encontra barreiras no mercado internacional
Milho emenda sexta queda consecutiva e B3 atinge menores patamares em um mês nesta 5ªfeira
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
undefined