Colheita do milho safrinha começa no Paraná, relata Deral

Publicado em 13/06/2023 15:58

Logotipo Notícias Agrícolas

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.             

De acordo com o levantamento, a colheita da segunda safra de milho já começou, mas ainda não tem área suficiente para atingir 1% do total. Até aqui, 9% das lavouras estão em maturação, 69% em frutificação, 21% em floração e 1% ainda em descanso vegetativo.     

As regiões que já iniciaram a colheita são União da Vitória (15%) e Irati (10%). 

Os técnicos do Deral classificam 84% das lavouras como em boas condições, 14% das lavouras em médias e 2% em ruins.   

As piores lavouras do estado estão em Paranavaí (30%), Pato Branco (20%), Umuarama (10%), Laranjeiras do Sul (5%), Campo Mourão e Francisco Beltrão (3%) e Cascavel (2%).        

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que  o milho segunda safra está em desenvolvimento vegetativo e floração na região Norte. “As lavouras apresentam um bom desenvolvimento, apesar do clima seco poder ter prejudicado lavouras em fases mais críticas”, explica o relatório. 

Depois de chuvas irregulares, a semana iniciou com mais consistência nas precipitações nas regiões Oeste e Centro-Oeste. “Estas chuvas desiguais podem ter comprometido o potencial das lavouras de milho, que já apresentam lavouras em maturação. Por outro lado, a volta das chuvas foi benéfica para as áreas que estão em fase de frutificação". 

Mais adiantada, a região Noroeste já começou a colher a safrinha e deve estender para outros municípios onde o plantio foi realizado mais cedo. “Nos últimos dias houve poucas precipitações, o que vem prejudicando o potencial produtivo da cultura, principalmente nas áreas em fase de floração e frutificação”, aponta o Deral. 

As lavouras da região Sudoeste estão entrando no ciclo final e terão colheita começando no final de junho. Porém, devido à ocorrência acentuada de cigarrinha, as perspectivas de produtividade não são animadoras para os produtores.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Otimismo para acordo comercial impulsiona altas para o milho em Chicago nesta quarta-feira Otimismo para acordo comercial impulsiona altas para o milho em Chicago nesta quarta-feira
Radar Investimentos:  oferta elevada continuam a pressionar as cotações do milho no Brasil Radar Investimentos: oferta elevada continuam a pressionar as cotações do milho no Brasil
Com cenário ainda de pressão, milho fecha a terça-feira com resultados mistos em Chicago
Corte das chuvas volta a trazer preocupação para o milho do Paraná
Lagarta do Cartucho voltou a ocupar lugar de destaque no complexo de pragas da cultura do milho
Pressão do plantio nos EUA volta a pesar mais e milho retorna ao campo negativo de Chicago