Conab: restam menos de 4% das lavouras de milho safrinha para serem plantadas; colheita de verão quase na metade

Publicado em 04/04/2023 10:43

Logotipo Notícias Agrícolas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho de primeira e de segunda safra no Brasil.      

Olhando para a safra de verão, os técnicos da Conab apontam que 47,6% do total já foram colhidos, com destaque para São Paulo (95%), Rio Grande do Sul (78%), Santa Catarina (72%), Paraná (66%), Bahia (45%), Minas Gerais (38,8%), Goiás (3%) e Maranhã (1%). No mesmo período da safra passada, a colheita da primeira safra estava em 51,6%.     

Além dos 47,6% colhidos, a Conab aponta que 35,1% estão em maturação, 11,6% em enchimento de grãos, 4,8% em floração e 1% em desenvolvimento vegetativo.   

Já para a segunda safra brasileira, a companhia indica que 96,3% da área prevista já está semeada, com destaque para Goiás, Piauí, Tocantins e Mato Grosso (100%), Maranhão (99%), Minas Gerais (96%), Paraná (93%), Mato Grosso do Sul (89%) e São Paulo (80%). No mesmo período do ano passado, o plantio da safrinha estava em 99,5%.      

Até o momento, as lavouras de milho se dividem com 17,5% em floração, 73,5% em desenvolvimento vegetativo e 8,7% na fase de floração. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços futuros do milho fecham a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA Preços futuros do milho fecham a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA
Manejo de insetos vetores com produtos especialmente direcionados é determinante para uma boa safra de milho Manejo de insetos vetores com produtos especialmente direcionados é determinante para uma boa safra de milho
Preços futuros do milho trabalham com baixas nesta 6ª feira em Chicago
Milho opera com volatilidade na manhã desta 6ª feira em Chicago
Uma olhada nas exportações de grãos dos EUA no próximo ano em cinco gráficos fáceis
Milho fecha em baixa na B3 pressionado pela safrinha e novas projeções da Conab