Conab: restam menos de 4% das lavouras de milho safrinha para serem plantadas; colheita de verão quase na metade

Publicado em 04/04/2023 10:43

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho de primeira e de segunda safra no Brasil.      

Olhando para a safra de verão, os técnicos da Conab apontam que 47,6% do total já foram colhidos, com destaque para São Paulo (95%), Rio Grande do Sul (78%), Santa Catarina (72%), Paraná (66%), Bahia (45%), Minas Gerais (38,8%), Goiás (3%) e Maranhã (1%). No mesmo período da safra passada, a colheita da primeira safra estava em 51,6%.     

Além dos 47,6% colhidos, a Conab aponta que 35,1% estão em maturação, 11,6% em enchimento de grãos, 4,8% em floração e 1% em desenvolvimento vegetativo.   

Já para a segunda safra brasileira, a companhia indica que 96,3% da área prevista já está semeada, com destaque para Goiás, Piauí, Tocantins e Mato Grosso (100%), Maranhão (99%), Minas Gerais (96%), Paraná (93%), Mato Grosso do Sul (89%) e São Paulo (80%). No mesmo período do ano passado, o plantio da safrinha estava em 99,5%.      

Até o momento, as lavouras de milho se dividem com 17,5% em floração, 73,5% em desenvolvimento vegetativo e 8,7% na fase de floração. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No Piauí, atraso no plantio de milho safrinha motivou diminuição de área, investimentos e acabou derrubando a produtividade
Preços do milho abrem a segunda-feira registrando movimentações positivas na B3 e em Chicago
Radar Investimentos: Os preços do milho no mercado spot ganharam impulso na semana anterior
Milho/Cepea: Apesar de colheita adiantada, comercialização é lenta
Dólar e prêmios ajudam e milho fecha semana positiva acumulando altas de até 1,5% na B3
Radar Investimentos: Mercado do milho foi pressionado pelo avanço do dólar ante o real