Imea mantém projeção de 46,41 milhões de toneladas de milho no MT, mas destaca produtividade ainda incerta

Publicado em 04/04/2023 10:14

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho 2023. O levantamento destaca a previsão de plantio de milho no Mato Grosso segue sendo de 7,42 milhões de hectares, um aumento de 3,78% com relação à safra anterior. 

“Essa maior estimativa está atrelada ao aumento na demanda e a menor oferta do milho no mercado internacional, em decorrência da quebra de safra da Argentina e dos Estados Unidos, além da guerra na Ucrânia que diminuiu a produção do país”, explica o Imea. 

Para a produtividade, o Instituto mantém a meta de 104,29 sacas por hectare, mas destaca o cenário ainda incerto. “No que tange a produtividade, o cenário ainda é de incertezas para a safra no que refere a condições climáticas, pragas e doenças”. 

Sendo assim, a produção esperada é de 46,41 milhões de toneladas na safra de 2022/23, um volume 5,87% maior do que a temporada 2021/22. 

Valor Bruto da Produção (VBP) 

O relatório trouxe atualizações também quanto ao Valor Bruto da Produção (VBP) para o milho mato-grossense, que subiu 5.28% ante 2022 e ficou em R$ 46,74 bilhões. 

“Essa alta foi pautada pelas valorizações nos preços do cereal em decorrência da menor oferta mundial, devido à quebra de safra na Argentina, Ucrânia e EUA na safra 22/23. Além disso, há uma elevada demanda pelo milho de MT nos mercados interno e externo”, explica o Imea. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho emenda sexta queda consecutiva e B3 atinge menores patamares em um mês nesta 5ªfeira
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
Milho inverte o sinal e termina o dia com pequenas altas na Bolsa de Chicago
undefined