Em Santa Fé, milho plantado mais cedo tem perdas muito agressivas; soja está na fase crítica

Publicado em 06/02/2023 10:30
Caso boas chuvas se confirmem na região nos próximos dias, serão suficientes apenas para estancar a quebra, já que baixas na safra são irreversíveis.
Crop Tour Argentina 2023

Podcast

Em Santa Fé, milho plantado mais cedo tem perdas muito agressivas; soja está na fase crítica

 

A visita do Crop Tour Argentina 2023 à província de Santa Fé registrou um cenário bastante preocupante. O chamado "milho do cedo" na região, o primeiro a ser lançado, é o que mais sofreu e registra perdas bastante agressivas. Os solos estão bastante secos e as baixas são irreversíveis, como relata o diretor do Grupo Labhoro, Ginaldo Sousa. 

Na soja, a situação também é bastante severa, o sofrimento é extenso e profundo. No entanto, ainda como explica Sousa (veja o vídeo acima), caso as chuvas que estão previstas se confirmem, as perdas poderiam ser ao menos estancadas. 

"Percorremos cerca de 700 km, passando por Rafaela no norte de Santa fé parando na cidade de Santa fé. As lavouras de soja  estão, em sua maioria, em final de formação de vagem e enchimento. Essas lavouras estão em sua fase crítica e não podem esperar por muito tempo.  As projeções climáticas indicam chuvas a partir dos dias 12 e 13 próximos. Se acontecer e, dependendo do volume, ajudam e muito para que a safra não se comprometa ainda mais. Seguimos em direção a Córdoba, onde entendemos que iremos encontrar lavouras com melhor porte e qualidade, já que a província recebeu melhores chuvas, principalmente no lado oeste", afirma Sousa.

Por: Daniel Olivi e Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do milho recuam até 2,2% na B3 com Chicago e dólar pesando nesta 3ªfeira
Exportação de milho ganha ritmo no final de julho, mas fecha mês 16% menor do que julho/23
Estudo valida estratégias de controle da lagarta-do-cartucho em sistemas integrados
Deral indica colheita do milho chegando ao final no Paraná
B3 aprofunda quedas e milho recua até 1,7% nesta terça-feira
Imea eleva expectativa de demanda de milho no Mato Grosso