AgRural: Plantio da safrinha 2023 cobre 1% da área estimada para o Centro-Sul

Publicado em 23/01/2023 09:42 e atualizado em 23/01/2023 10:31

Com a colheita da soja ganhando um pouco mais de ritmo em Mato Grosso, os produtores começaram o plantio da safrinha 2023 de milho. Isso levou a semeadura do cereal a cobrir , até quinta-feira (19), 1% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 5,4% um ano atrás.

Os trabalhos, por ora, estão restritos a Mato Grosso. Ainda que haja um leve atraso neste primeiro momento, ele ainda não chega a preocupar em relação à janela de semeadura do cereal, pois os produtores têm capacidade de plantar rapidamente assim que as condições climáticas permitam. É importante, porém, que a colheita da soja ganhe mais ritmo na virada de janeiro para fevereiro para que não haja muita concentração no plantio da safrinha.

Milho verão

A colheita do milho verão 2022/23, por sua vez, chegou na quinta-feira (19) a 5,9% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, contra 4,5% na semana anterior e 10,9% um ano atrás. Os trabalhos seguem concentrados nos três estados do Sul do país.

A AgRural estima a produção total de milho do Brasil na temporada 2022/23 em 123,9 milhões de toneladas, contra 124,3 milhões na projeção de dezembro. O corte deveu-se a mais um ajuste negativo na safra de verão do Rio Grande do Sul.

Fonte: AgRural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sentindo a pressão da chegada da safrinha, cotações do milho caem nesta 6ªfeira no Brasil e B3 acumula perda semanal de 4% Sentindo a pressão da chegada da safrinha, cotações do milho caem nesta 6ªfeira no Brasil e B3 acumula perda semanal de 4%
Mercado antecipa entrada da safrinha e vem promovendo quedas seguidas para o milho futuro e físico Mercado antecipa entrada da safrinha e vem promovendo quedas seguidas para o milho futuro e físico
Milho segue com altas em Chicago nesta sexta-feira após bons números do USDA
Milho abre a quinta-feira subindo em Chicago após bons números de exportação do USDA
Plantio dos EUA segue no radar e milho fecha quinta-feira com mais recuos em Chicago
Parte da 2ª safra de milho do Brasil já está "salva" e viés é de alta, diz EarthDaily Agro