Deral mantém condições das lavouras de milho no Paraná com 82% de boas e apenas 2% ruins
A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.
Com o plantio já encerrado no estado, 53% das lavouras de milho verão avançaram para a fase de desenvolvimento vegetativo, 36% chegaram à floração e 11% já estão em frutificação.
Olhando para as condições das lavouras, o Deral classifica 82% delas como em boas condições, 16% como médias e 2% como ruins.
As lavouras classificadas como ruins se encontram nas regionais de Pato Branco (15%), Francisco Beltrão (10%) e Laranjeiras do Sul (5%).
Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam, que as lavouras de milho primeira safra seguem predominantemente em desenvolvimento vegetativo, com parte das áreas entrando em floração, na região Norte.
“O controle fitossanitário está sendo realizado e isso, somado às condições climáticas favoráveis, tem contribuído para as boas condições das lavouras até o momento”, destaca a publicação.
As culturas de verão também se desenvolvem bem nas regiões Oeste e Centro-Oeste, com pouca incidência de pragas. Por outro lado, a má distribuição de chuvas faz com que as lavouras necessitem água neste momento do ciclo.
Enquanto isso, a maior parte das áreas de milho está em desenvolvimento vegetativo, e a floração ocorre em áreas pontuais na região Noroeste.
Na região Sul, grande parte das lavouras de milho está em floração e, devido à boa umidade do solo, os agricultores estão apostando em boas produtividades.
“Está sendo realizado o controle de doenças nas lavouras, principalmente a mancha-branca. Nas áreas onde as plantas superam 160 centímetros, impossibilitando o uso dos implementos tradicionais, o controle acontece por meio de pulverizações aéreas”, conta o Deral.
Por fim, as lavouras de milho estão, na maioria, em fase reprodutiva na região Sudoeste.