Imea amplia estimativa de área plantada para milho 22/23 e MT deve ter recorde de produção

Publicado em 08/11/2022 13:38

Logotipo Notícias Agrícolas

O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a estimativa para a safra de milho 2022/23. 

Em seu terceiro levantamento deste tipo para o ciclo, o Instituto aumentou em 1,95% a estimativa de área plantada, totalizando 7,42 milhões de hectares. O destaque é a região Norte do estado, que apresentou o maio aumento (4,88%). Já na comparação com a safra 21/22, o crescimento de semeadura deve ser de 3,78%. 

De acordo com os técnicos do Imea, este crescimento é “pautado pelos altos patamares do preço do cereal no mercado externo. Além disso, a abertura de uma nova usina de etanol e a expansão da capacidade de moagem de algumas plantas industriais já instaladas no estado, devem estimular ainda mais a demanda pelo cereal, e consequentemente, as intenções de plantio do milho para o ciclo futuro no estado”. 

O relatório ainda manteve inalterada a projeção de produtividade média em 104,29 sacas por hectare, o que deve resultar em uma produção total de 46,41 milhões de toneladas, um novo recorde para a segunda safra de milho no Mato Grosso. 

Comercialização 

O Imea também atualizou a comercialização do milho da safra 2021/22 para 83,58%, um avanço de 5,10 pontos percentuais ao longo do último mês. “O avanço se deu pela aproximação da colheita da soja no estado e a necessidade em abrir espaço nos armazéns. Além disso, outro fator positivo, foi a valorização na cotação”. 

O preço médio para esta comercialização no estado ficou estimado em R$ 67,27 por saca para o mês de outubro de 2022. 

As vendas da temporada 2022/23 também registraram avanço de 2,32 pontos percentuais, ficando com 18,81% da produção já negociada, com preços médios de R$ 68,28 por saca em outubro de 2022. “A alta dos preços internacionais, também contribuiu para preços mais atrativos na safra futura, o que possibilitou um avanço”. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Safrinha conta com boas condições climáticas e preços do milho no Brasil têm semana de queda; Chicago de olho no Corn Belt Safrinha conta com boas condições climáticas e preços do milho no Brasil têm semana de queda; Chicago de olho no Corn Belt
Incentivada pelo bom desempenho da safrinha, StoneX eleva previsão para produção total de milho no Brasil para 132,4 mi ton
Milho de Chicago ainda busca sequência de 50 anos com preços estagnados
Milho: Mercado futuro finaliza a sessão desta 5ª feira em campo misto na CBOT
Milho: mercado futuro milho avança na sessão desta 5ª feira em Chicago
Novas vendas de exportação dos EUA ajudam e milho fecha quarta-feira com altas em Chicago