Plantio do milho avança pouco na Argentina e qualidade das lavouras cai com chuvas e geadas, diz BCBA

Publicado em 03/11/2022 16:19

Nesta quinta-feira (03), a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) trouxe sua atualização de reportes sobre a safra de milho da temporada 2022/23 na Argentina, apontando que o plantio avançou 1,1 ponto percentual na semana e atingiu 22,9% da projeção de 7,3 milhões de hectares.  

“Durante a última semana, continuou a incorporação de quadrados de milho destinados ao grão comercial no centro e sul da área agrícola nacional”. 

Olhando para as condições climáticas no país, a Bolsa destaca que, “após as chuvas registradas na semana anterior, os produtores incorporaram os últimos lotes iniciais no centro da área agrícola. Paralelamente, as geadas registradas em 31 de outubro e 1º de novembro afetaram parte dos lotes mais avançados do cereal”. 

Detalhando as regiões, nas províncias de Entre Ríos, Córdoba, San Luis e Buenos Aires, observam-se sinais de necrose nas folhas devido ao congelamento, embora o meristema apical não tenha sido afetado. Por outro lado, 35,6% das lavouras precoces já plantadas são de folhas em expansão. 

Nas áreas Centro-Norte de Santa Fé e Centro-Leste de Entre Ríos, foram pesquisadas praças com parte de suas folhas afetadas pelas geadas da última semana. Nos Núcleos Norte e Sul, foi concluída em todos os departamentos a incorporação de plantios de milho precoce para grãos comerciais.  

Para a província de Córdoba, são necessárias novas chuvas durante o mês de novembro para acumular umidade para o plantio tardio do cereal e iniciar a refertilização dos plantios precoces. 

No momento, os técnicos da BCBA classificam as lavouras de milho da Argentina com 6% em condições boas ou excelentes, 56% normais e 38% regulares ou ruins. Além disso, 61% da área tem condição hídrica adequada ou ótima e 39% regular ou seca. 

Na semana passada, esses índices eram de 10% boas ou excelentes, 55% médias e 35% ruins. Do lado das condições hídricas, 58% das lavouras estavam como ótimas ou adequadas e 42% com regulares ou secas. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho da B3 salta 1,5% e fica entre R$ 60,00 e R$ 70,00 no começo da tarde desta 2ªfeira
No Piauí, atraso no plantio de milho safrinha motivou diminuição de área, investimentos e acabou derrubando a produtividade
Preços do milho abrem a segunda-feira registrando movimentações positivas na B3 e em Chicago
Radar Investimentos: Os preços do milho no mercado spot ganharam impulso na semana anterior
Milho/Cepea: Apesar de colheita adiantada, comercialização é lenta
Dólar e prêmios ajudam e milho fecha semana positiva acumulando altas de até 1,5% na B3