Plantio do milho avança na Argentina, mas ainda está atrás das safras passadas
Nesta quinta-feira (06), a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) trouxe sua atualização de reportes sobre a safra de milho da temporada 2022/23 na Argentina, apontando que 14% da área, estimada em 7,5 milhões de hectares já foi semeada até o momento.
Esse índice representa atraso de 7,1 pontos percentuais com relação ao mesmo período da safra anterior.
“Durante os últimos sete dias, a incorporação de lotes de milho para grão comercial concentrou-se em setores que ainda apresentam umidade superficial. Enquanto estamos passando pelas últimas semanas da janela de plantio antecipado no centro da área agrícola, a obra mantém atrasos significativos ano a ano”, destaca a Bolsa.
Os técnicos da BCBA apontam que, algumas chuvas pontuais foram registradas no oeste da área agrícola, mas foram insuficientes para melhorar as condições hídricas dos perfis.
“Precipitações de maior volume são necessárias durante as próximas semanas para poder cumprir a semeadura dos lotes orçados como plantios iniciais nas províncias de Buenos Aires, San Luis, Córdoba, Santa Fe e Entre Ríos. Se esse panorama de déficit hídrico continuar, pode gerar uma mudança para o plantio tardio de cereais ou soja de primeira classe”, pontua a publicação.
Já em direção à província de Córdoba, também há atrasos significativos no andamento do plantio. Na região Centro-Norte de Santa Fé, 28,2% da área projetada já foi plantada após revelar um avanço semanal de 1,6 ponto percentual.