Argentina dá largada no plantio do milho 22/23

Publicado em 22/09/2022 15:41
Atividades estão atrasadas aguardando melhora do clima

Nesta quinta-feira (22), a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) trouxe seus primeiros reportes sobre a safra de milho da temporada 2022/23 na Argentina, apontando que 3% da área, estimada em 7,5 milhões de hectares já foi semeada até o momento. 

“Grande parte das lavouras já incorporadas estão localizadas nas províncias de Entre Ríos e Santa Fé, concentradas em setores com melhor umidade superficial”, destaca a publicação. 

Este índice de plantio é 5,5 pontos percentuais inferior ao registrado no mesmo período da safra passada 2021/22.  

“A falta de umidade nos primeiros centímetros do perfil em grande parte da parte leste da área agrícola faz com que o plantio não acelere. Além das reservas limitadas de água, as baixas temperaturas do solo também atrasam o início das atividades. É necessário que durante o restante da janela de plantio antecipado, as chuvas sejam reativadas para materializar a incorporação das praças orçadas”. 

Detalhando as regiões, os técnicos da BCBA apontam que, 22,4% da área projetada já foi plantada na região Centro-Norte de Santa Fé. Os trabalhos também avançam em direção à área Centro-Leste de Entre Ríos nos lotes com boa umidade superficial. 

Por outro lado, nos núcleos Norte e Sul, o plantio mantém atrasos significativos, pois não há níveis de água adequados para continuar. Para a província de Córdoba, projeta-se que grande parte das plantações de cereais seja incorporada em datas tardias. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho: Mercados fecham 2ª feira com estabilidade na B3 e na Bolsa de Chicago
Exportação de milho cai 27,1% comparação com a média diária de dezembro de 2023
Radar Investimentos: Mercado de milho no Brasil mantém ritmo pontual de negócios
Milho sobe na B3 nesta 2ª feira, acompanhando as novas e boas altas do dólar frente ao real
Milho/Cepea: Negócios são lentos neste encerramento de ano
Preços do milho para 2025 são os melhores em 2 anos para vendas antecipadas
undefined