Paraná já colheu 69% do milho e cigarrinha segue sendo a maior vilã da produtividade

Publicado em 09/08/2022 14:40

Logotipo Notícias Agrícolas

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.             

O relatório semanal apontou que 69% das lavouras de segunda safra já foram colhidas no estado. Enquanto isso, 95% da área está em maturação e os 5% restantes seguem em frutificação.       

As localidades mais adiantadas na colheita são Irati e União da Vitória (100%), Pato Branco (98%), Guarapuava e Ponta Grossa (95%), Laranjeiras do Sul (93%), Cascavel (92%) e Francisco Beltrão (90%). Já as mais atrasadas são Jacarezinho (20%), Cornélio Procópio (30%) e Paranavaí (38%). 

Do lado da qualidade dessas áreas, os técnicos do Departamento classificaram 66% das lavouras como em boas condições, 26% em médias e 8% em ruins.    

As regionais com maiores índices de lavouras avaliadas como ruins são Laranjeiras do Sul e Pato Branco (40%), Francisco Beltrão (25%), Umuarama e Apucarana (20%), Cascavel (16%) e Campo Mourão (15%).  

Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam que a colheita avançou à medida que a umidade dos grãos permitiu, com relatos de perdas de produção na região Norte. 

Já nas regionais Oeste e Centro-Oeste, grande parte das áreas já foram colhidas, mas os trabalhos foram interrompidos pela chuva. “A produção e qualidade dos grãos têm variado, visto que algumas lavouras foram atingidas por geada, enfezamento e outras doenças em fases críticas do desenvolvimento”, pontuam. 

A colheita segue o ritmo esperado na região Noroeste e os trabalhos devem se estender até o final de setembro.  “O ataque de cigarrinha e a falta de chuva estão prejudicando a produtividade média”, avalia o Deral. 

Na região Sul, a colheita deverá ser encerrada nas próximas semanas, justamente com as piores áreas ainda por colher, novamente com preuízos aos produtores. 

Por fim, a região Sudoeste deve encerrar a colheita já na próxima semana. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços futuros do milho fecham a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA Preços futuros do milho fecham a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA
Manejo de insetos vetores com produtos especialmente direcionados é determinante para uma boa safra de milho
Preços futuros do milho trabalham com baixas nesta 6ª feira em Chicago
Milho opera com volatilidade na manhã desta 6ª feira em Chicago
Uma olhada nas exportações de grãos dos EUA no próximo ano em cinco gráficos fáceis
Milho fecha em baixa na B3 pressionado pela safrinha e novas projeções da Conab