Colheita do milho vai à 45% no Paraná e produtividades seguem afetadas pelo enfezamento, diz Deral

Publicado em 26/07/2022 14:56

A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.           

O relatório semanal apontou que 45% das lavouras de segunda safra já foram colhidas no estado. Enquanto isso, 87% da área está em maturação e os 13% restantes seguem em frutificação.     

Do lado da qualidade dessas áreas, os técnicos do Departamento classificaram 70% das lavouras como em boas condições, 23% em médias e 7% em ruins.        

Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam que a maioria das áreas de milho estão em maturação na região Norte, com a colheita avançando de forma lenta devido a alta umidade dos grãos. “De maneira geral, as produtividades têm ficado dentro das expectativas iniciais, assim como a qualidade do produto”. 

Nas regionais Oeste e Centro-Oeste o baixo volume de chuvas tem favorecido a colheita do milho, mas a produtividade e qualidade dos grãos apresentam grande variação devido as intempéries durante o desenvolvimento da cultura.  

A colheita começa a ganhar ritmo na Região Noroeste, apesar da umidade dos grãos, enquanto as perdas de produção vão se confirmando. “As produtividades estão abaixo de 66,66 sc/ha devido ao ataque de cigarrinhas”. 

Outra região que registra colheita lenta e queda de produtividade é a Sul, em função dos danos de cigarrinha e das geadas, inclusive com áreas totalmente perdidas ou que estão sendo destinadas à produção de silagem. 

A Região Sudoeste deve concluir a colheita da safrinha nas próximas semanas, mas conforme os trabalhos avançam, há declínio de produtividade decorrente do ataque intenso de cigarrinhas e consequente enfezamento. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Média diária embarcada de milho recua 17,7% até a quarta semana de junho/24
StoneX: Falta de chuvas encurta ciclo produtivo de milho no Paraguai
Em Canarana (MT), área de milho safrinha está sendo colhida, mas foi reduzida drasticamente
Preços futuros do milho trabalham com desvalorizações nesta 5ª feira na B3
Radar Investimentos: Os futuros do milho fecharam em queda nesta quarta-feira