Argentina vai à 56% do milho plantado com áreas em bom desenvolvimento e outras necessitando de chuva, diz Ministério

Publicado em 02/12/2021 13:55

Logotipo Notícias Agrícolas

O Ministério de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina divulgou seu informe semanal de estimativas agrícolas atualizando seus dados para a safra de milho 2021/22. Segundo a publicação, os trabalhos de plantio da nova safra seguem avançando pelo país e atingiram os 56% do total.

Este índice avança 5 pontos percentuais com relação à semana anterior, e fica 1 ponto à frente do que era registrado neste período para a safra anterior 2020/21.

As regiões mais avançadas com os trabalhos são Permamino, Pigué, Salliquló, Tandil e Corrientes (100%), Rosario del Tala (93%), Tres Arroyos (92%), Paraná (91%), Junín (88%), La Plata e Venado Tuerto (87%), General Madariaga e Pahuajó (86%), Bolívar e Marcos Juárez (85%).

Por outro lado, as localidades ainda mais atrasadas na semeadura são Catamarca (3%), Stgo. Estero (6%), Avellaneda (16%) e Laboulaye (20%).

A área total para ser implantada segue projetada em 10,1 milhões de hectares, patamar 4,1% maior do que o registrado na temporada passada 2020/21 que teve 9,7 milhões de hectares e produziu 60,5 milhões de toneladas.

No norte da província de Buenos Aires, o milho está crescendo em um bom ritmo devido as chuvas que foram registradas na região. “As lavouras encontram-se em estágio avançado de desenvolvimento vegetativo entre V8 e V10, em muito bom estado geral”.

A publicação destaca a finalização da semeadura nas delegações de Salliqueló e Tandil, onde o milho está entre emergência e crescimento vegetativo. “Há lotes onde as folhas foram afetadas pelas geadas, e algum milho semeado nas últimas semanas com dificuldade para a emergência por falta de água”.

Para a delegação de Laboulaye, que tem apenas 20% de planto na província de Córdoba, a semeadura deverá seguir na próxima semana aproveitando a boa umidade do perfil e as chuvas que estão previstas para o final de semana. A maior parte da superfície será concluída durante o mês de dezembro.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Radar Investimentos:  valorização da moeda norte-americana tende a favorecer as exportações brasileiras Radar Investimentos: valorização da moeda norte-americana tende a favorecer as exportações brasileiras
Milho fecha em queda na B3, enquanto encerra 3ª feira em campo misto na Bolsa de Chicago Milho fecha em queda na B3, enquanto encerra 3ª feira em campo misto na Bolsa de Chicago
USDA informa nova venda de milho a Portugal nesta 3ª feira (15)
Cigarrinha-do-milho: monitoramento detecta bactéria do enfezamento-pálido
Radar Investimentos: mercado de milho entra na segunda quinzena de abril pressionado
Após altas e recordes de vendas na última semana, B3 realiza lucros e milho recua nesta segunda-feira